CIOPAER/TO apoia combate a queimada na serra do Lajeado
30 de agosto de 2019 1min de leitura
30 de agosto de 2019 1min de leitura
Tocantins – Cerca de 10 mil litros de água foram retirados do parque Cesamar, um dos principais pontos turísticos de Palmas, para ajudar a combater uma queimada na serra do Lajeado.
O incêndio começou há mais de 24 horas e um helicóptero foi usado no combate às chamas. A previsão é que os brigadistas passem a noite apagando os focos.
A ação deste sábado (24/08) aconteceu em um local de difícil acesso. Para os profissionais entrarem no local foi necessário um mapeamento aéreo. Além dos brigadistas, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) participou da ação.
No sábado (24/08) o governo do Estado pediu apoio das Forças Armadas ao presidente Jair Bolsonaro e homens podem ser enviados ao estado para ajudar no combate aos incêndios. As estratégias serão decididas nos próximos dias.
O Tocantins registrou 54% de aumento de queimadas se comparado com o número de focos registrados no mesmo período do ano passado.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do início do ano até esta sexta-feira (23/08), mais de 6 mil focos de incêndio foram registrados no estado.
veja no video abaixo helicóptero sobrevoando serra do Lajeado.
Enviar comentário