Tocantins – A aeronave Tocantins 1 do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER/TO) apoiou na tarde deste domingo, 9, o Corpo de Bombeiros em uma missão de combate a incêndio na região aeroportuária de Palmas. A tripulação do Tocantins 1, composta pelo piloto Major Gustavo Bolentini, Delegado de Polícia Civil Charles Giovanni, Subtenente José Fernando Carvalho e  Sargento Cleomar Neres de Souza, retornava de uma missão no Norte do Estado, quando foi acionada por volta das 15 horas pelo Corpo de Bombeiros, que em terra já buscava debelar o fogo no local.

522239_1000

Para controlar o incêndio, que se alastrou por uma grande área gerando uma nuvem de fumaça, foram realizados 32 lançamentos pelo helibalde, totalizando 17 mil litros de água, que foram coletadas no Lago de Palmas.

Conforme o major Bolentini, graças a efetiva ação do Corpo de Bombeiros por terra e o apoio do CIOPAER/TO, lançando a água na área mais densa da mata, foi possível extinguir a queimada. O piloto também alertou a população quanto à necessidade dos cuidados com focos de queimada, durante esta época do ano. Ele explicou, ainda, que queimadas ilegais destroem o meio ambiente e afetam a saúde da população, além de ser crime ambiental com pena de até quatro anos e multa.

A Diretoria do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER/TO) é vinculada à Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins. O CIOPAER/TO é composto por agentes das Forças de Segurança, sendo: Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Atuação do CIOPAER/TO no combate a queimadas

Com clima predominante tropical seco e com duas estações definidas: chuvosa (outubro a abril) e a seca (maio a setembro), o período de estiagem no Estado do Tocantins requer maior atenção dos órgãos de proteção ao meio ambiente.

Somos um dos Estados que mais figuram nas estatísticas de foco de calor no Brasil. Igualmente, somos um dos grupamentos aéreos do país que mais realizam lançamentos com helibalde real em focos de incêndios. Isso se deve a ao longo período de estiagem (julho a setembro) e por locais de captação acessíveis.

No combate ao incêndio deste domingo (10/08/2020), foram realizados cerca de 1 lançamento com helibalde a cada 3 min. Ou seja, a cada 3 min, “fazíamos chover” na linha de fogo do incêndio e amenizando o calor para os corajosos brigadistas do Corpo de Bombeiros, os quais continuavam a extinguir as chamas.

No ano de 2018, realizamos o número surpreendente de 146 lançamento pelo helicóptero Tocantins 01, totalizando 76 mil litros de água sobre os focos de incêndios. Sabemos que é possível melhorar o combate e sermos ainda mais eficientes, garantindo a proteção de bens, móveis e imóveis e principalmente, nosso forte e vigoroso cerrado e os animais que habitam nele.

Proteja o meio ambiente. Ele é nossa casa. Evite queimadas!

Veja no vídeo abaixo a importância do trabalho do CIOPAER/TO: