Mato Grosso – Cinco pessoas foram resgatadas no Rio Coxipó, no ultimo domingo (04/04), por uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). O grupo, que estava às margens do rio foi surpreendido durante a tarde por um fenômeno conhecido como “cabeça d’água”.

b7a3c475207aa98c0e302ce3b00cb072

Conforme o Ciopaer, os banhistas teriam atravessado o rio para acessar um local de terra firme entre uma margem e outra. No entanto, antes de voltaram para a beira do rio, foram surpreendidos pelo aumento da corrente da água, conhecido popularmente como “cabeça d’água”.

O fenômeno consiste no aumento rápido e repentino do nível de um rio, devido às chuvas nas cabeceiras ou em um trecho mais alto de seu percurso.

O grupo então acionou socorro e as cinco pessoas foram resgatadas pelos militares do Ciopaer, que usaram a técnica de içamento e transportaram o grupo com um helicóptero.

De acordo com os agentes, é preciso sempre alertar os banhistas, pois o local onde aconteceu o acidente é comum ser registrado casos com esse fenômeno.