Mato Grosso – Seis alunas da Escola Estadual Ana Maria do Couto, no CPA 2, participaram na manhã de quinta-feira (18.10) de atividade especial. Vencedoras do concurso de redação sobre segurança pública na escola em que estudam, elas puderam apreciar Cuiabá e Várzea Grande de cima, em sobrevoos realizados pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). A premiação, um sobrevoo de aproximadamente 15 minutos, faz parte das ações do projeto Bairro Integrado, que leva as forças da Segurança Pública para dentro das escolas em atividades educativas.

65984a59-dca7-4e29-b51a-523a51bc4b64

Ana Júlia de Sena Barbosa tem 10 anos e cursa o 5º ano do Ensino Fundamental. Ela fez um poema sobre a violência e como combate-la e ficou em primeiro lugar entre os textos inscritos. “Nunca tinha andado nem de avião. É muita adrenalina, nem sei o que foi melhor, porque gostei de tudo. Lá de cima as coisas aqui embaixo parecem de brinquedo, é tudo muito pequeno. Fiquei com medo, mas foi muito bom. Minha mãe ficou muito feliz e orgulhosa por eu ter ganhado esse prêmio”.

Diretora da E.E. Ana Maria do Couto, Maria Cristina Domingues Barros afirma que essa é uma oportunidade para que os estudantes conheçam o trabalho da segurança pública. “É uma atividade diferenciada e as crianças puderam conhecer o outro lado do trabalho da segurança, porque geralmente só veem os policiais em momentos terríveis. Além de ter uma visão que essa é uma opção de carreira, os alunos tiveram um incentivo para o estudo e que é através dele que podem chegar a algum lugar na vida”.

748A1612

Um dos objetivos do projeto Bairro Integrado é promover a aproximação dos estudantes e das comunidades com as forças da Segurança Pública, além de apresentar o trabalho realizado durante o ano. “Queremos mostrar para as crianças a função e a atuação das forças de segurança e também apresentar essas possibilidades de carreira, que são várias”, afirma o gerente da Polícia Comunitária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), tenente-coronel PM Josadaque Valdevino Teixeira.

Fonte: Governo Mato Grosso