Mato grosso – O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer/MT), em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso e a Prefeitura municipal, lançou, na segunda-feira dia  (04/02), a operação “Patrulha Aérea Rural”.

t-2-990x556

A iniciativa, que conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil (PJC) e Corpo de Bombeiros, será contínua em toda a região da Capital do Agronegócio.

A operação, cujo mapa estratégico não será divulgado, não tem data para acabar.

Segundo o gerente do Ciopaer de Sorriso, o tenente-coronel PM Flávio Ramalho, serão feitas visitas a várias unidades rurais.

No local, serão repassadas instruções de segurança preventiva aos trabalhadores do campo e quais procedimentos devem ser adotados quando registrados casos de roubo e furto.

283071551715256

“A gente vai lá primeiro para mostrar que estamos juntos dando garantia para eles trabalharem e falar sobre procedimentos preventivos e pós-roubo.

O objetivo é visitar várias unidades agrícolas, conversar com o pessoal em um raio grande aqui em Sorriso”, frisou Ramalho, acrescentando que a aeronave percorre 200 km/hora e hoje seguirá até à região de Boa Esperança.

O Ciopaer também atende outras regiões, a exemplo de Lucas do Rio Verde, onde uma caminhonete foi recuperada em apenas 15 minutos após a unidade ser acionada.

O Centro Integrado de Operações Aéreas atua em conjunto com a Polícia Militar, a Polícia Judiciária Civil (PJC) e o Corpo de Bombeiros.

“Atuamos com os melhores equipamentos, armamento e munição, além da aeronave que inibe por ser muito rápida.

Estamos preparados para qualquer tipo de eventualidade no campo”, destacou Ramalho.

283081551715262

Boas expectativas

O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Tiago Stefanello, frisou, nesta manhã, que a parceria com o Ciopaer é relevante por auxiliar na prevenção de crimes no campo.

“O produtor pega o insumo na revenda ou cooperativa e leva à propriedade para aplicar  nas lavouras. É um produto muito oneroso, muito caro. É o ganha pão do produtor, Então essa prevenção, esse trabalho de repelir é importantíssimo para o que nós queremos fazer: trazer mais segurança para o município de Sorriso”.

Para ele, o trabalho das forças policiais é mais uma ação para fazer com que a segurança no campo aumente cada vez mais.

“E dê para nós produtores a segurança para chegarmos na fazenda e produzirmos, Na maioria das fazendas são os funcionários que residem lá, Então temos que passar segurança para os funcionários não se preocuparem em ser roubados ou terem uma arma apontada para a sua cabeça”.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, destacou a importância da operação continuada. “Essa parceria em junto com o Sindicato e apoio total da Prefeitura fará com que o Ciopaer, Polícia Militar e Polícia Civil possam trabalhar em conjunto não só com a operação em si, mas com o trabalho de inteligência que é de suma importância para eles atuarem de forma certeira”.