CIOPAER/MT inicia as operações de transporte aeromédico
29 de abril de 2020 1min de leitura
Mato Grosso – O Projeto de Aviação Aeromédica, em uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Saúde, através do CIOPAER-MT, ganhou asas e teve como marco inicial de sua operação o dia 27/04/2020.
Foram superadas as fases de estudos e elaboração de projeto, aprovação, liberação de recursos através de Termo de Ajustamento de Conduta apoiado pelo MPE-MT, foi realizada a aquisição, importação e nacionalização da aeronave e, na sequência, finalizado o processo de transferência, contratação de Seguro, manutenção/revisão da aeronave recém adquirida, o avião turbo-hélice, totalmente equipado como UTI AÉREA, de matrícula PS-CIO.
Foi assinado o Termo de Cooperação Técnica n° 405/2019 entre SES-MT e SESP, regulando toda a atividade de transporte Aeromédico.
Foi instituída através da portaria de n° 301/2019 do Sesp-MT, uma comissão pra elaboração e formalização do 1° Curso de Transporte Aeromédico, para os profissionais atuarão na atividade, bem como elaboração de todo arcabouço técnico operacional, como POP, SOP, entre outros.
Foram ainda, capacitados pilotos de avião do CIOPAER/MT, para operarem a aeronave turbohelice Chyenne.
No 1° Curso de Transporte Aeromédico, foram formados 25 profissionais, entre medicos, enfermeiros e bombeiros militares que atuarão na atividade.
Foram adquiridos, instalados e testados todos equipamentos médicos que estarão a bordo da aeronave.
Foi estabelecido um canal direto de comunicação entre Central de regulação da SES/MT e CIOPAER/MT, para atendimento diário das demandas relacionadas ao transporte aeromédico, tornando-se um sistema ágil e desburocratizado.
Foram realizados voos testes e de ajuste de trabalho de equipe entre médicos, enfermeiros e pilotos, garantindo segurança e padronização na operação.
A partir de 27/04/2020, oficialmente o Governo do Estado de Mato Grosso, estabelece um serviço público de excelência, com relevante valor social, o transporte aeromédico UTI Aérea, com aeronave e estrutura própria, servindo de modelo há muitos Estados da federação.
Enviar comentário