CIOPAER/MT homenageia civis e militares com a ‘Medalha de Aviação Águia Uno’
19 de novembro de 2022 2min de leitura
19 de novembro de 2022 2min de leitura
Mato Grosso – Em solenidade realizada no dia 08/11, no auditório do Tribunal de Contas (TCE), 46 autoridades civis e militares que contribuíram com as ações da aviação de segurança, receberam a ‘Medalha Mérito Águia Uno’, concedida pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER/MT), unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Atualmente na 6ª edição, desde que foi instituída, em 2016, já agraciou 200 pessoas por feitos que possibilitaram ou aprimoraram os serviços aéreos de repressão à criminalidade e de resgate e salvamento de vidas.
Da lista de homenageados fazem parte os secretários de Estado, Marcelo de Oliveira e Silva, Basílio Bezerra Guimarães dos Santos e César Alberto Miranda Lima dos Santos; o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Luiz Bicego, e o empresário Sebastião Ferreira de Andrade Filho.
O comandante do CIOPAER/MT , tenente-coronel Ernesto Xavier de Lima Junior, destacou a ampliação do alcance das operações aéreas de segurança. “Hoje é dia de agradecer a vocês, nossos parceiros, que já receberam ou estão recebendo esta medalha, porque foram fundamentais, em algum momento, na atuação do CIOPAER/MT ”.
Segundo Lima Júnior, de 1.400 horas/voo em 2020, a produtividade da unidade saltou, em 2022, para 3 mil horas de atuação em atividades de segurança, resgate, salvamento e diversos serviços, como o transporte de vacinas da Covid-19, sem aumentar os custos operacionais para o Estado.
Já o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, lembrou que a medalha é uma forma de agradecimento externada a algumas pessoas que ajudaram o CIOPAER/MT em sua função principal, que é a de fazer segurança pública para os mato-grossenses e, muitas vezes, a brasileiros de outras regiões do país.
Bustamante, homenageado em edição anterior, observou que, além de apoiar as demais forças de segurança nas operações de repressão à criminalidade e de fazer resgate e salvamento, o CIOPAER/MT atua, por exemplo, no transporte de órgãos para transplantes em unidades hospitalares de outros estados. “Na hora de atender um chamado, de salvar vidas, não pensamos em quem e para onde, apenas fazemos”, completou.
Além dos homenageados, prestigiaram a solenidade, entre outros, o corregedor do Tribunal de Justiça, desembargador José Zuquim; o coronel chefe da Casa Militar, César Augusto de Camargo Roveri; o secretário-adjunto de Integração Operacional, Juliano Chiroli; o comandante da PMMT, Alexandre Mendes; o delegado-geral da Polícia Judiciária Civil, Mário Dermeval; e o diretor geral da Politec, Rubens Sadao Okada.
Enviar comentário