CIOPAER/MT homenageia 44 personalidades que contribuíram com a Aviação de Segurança Pública
29 de outubro de 2020 2min de leitura
29 de outubro de 2020 2min de leitura
Mato Grosso – O dia em que se comemora o Dia do Aviador foi o escolhido para homenagear militares, civis e personalidades que contribuíram com o trabalho desenvolvido pelo Centro Integrado de Operações Aéreas do Mato Grosso (Ciopaer/MT), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). A cerimônia de imposição da Medalha Mérito Águia Uno ocorreu na sexta-feira (23/10), condecorando 44 pessoas.
Presente na cerimônia, o secretário da Sesp-MT, Alexandre Bustamante, destacou que o Ciopaer é exemplo quando o assunto é integração, já que reúne profissionais de várias forças de segurança, atuando harmonicamente no enfrentamento ao crime, no salvamento de vidas, no combate ao desmatamento ilegal, queimadas e incêndios, entre outras atividades.
O secretário de Segurança ainda lembrou dos avanços do Ciopaer ao longo de um ano e dez meses da atual gestão, entre eles: a aquisição de três aeronaves Cheyenne e a transferência da UTI Aérea para a responsabilidade do centro integrado.
“A importância do Ciopaer é tão grande para o Governo de Mato Grosso, que o governador de forma ousada transferiu a essa unidade o transporte aeromédico, atendendo a sociedade de forma melhor, além de mais barata”, disse.
Bustamante ainda lembrou do recente acidente ocorrido no Pantanal envolvendo militares da Força Nacional e que, com a estrutura da UTI Aérea, foram resgatados e retornaram aos seus lares.
“Uma coisa que eu ouvi de um familiar de um destes militares foi que ele nunca havia visto o que Mato Grosso e principalmente o Ciopaer fez pela família dele. Isso é muito importante porque é o reflexo do nosso trabalho visto por olhos de fora”, contou o secretário.
O comandante do Ciopaer, coronel PM Juliano Chiroli, lembrou dos desafios enfrentados neste ano de pandemia, mas que não diminuíram a produtividade e continuidade das ações desenvolvidas pelo centro integrado.
“E isso devemos aos colaboradores que estão aqui e recebem essa medalha, são pessoas que abraçam a causa do Ciopaer. Jamais chegaríamos a esses resultados de forma isolada. E hoje podemos dizer que no âmbito da Secretaria de Segurança Pública o Ciopaer é a unidade referência em integração operacional”, disse Chiroli.
Entre as personalidades homenageadas estão o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra e Alberto Machado, antigo secretário-chefe do Gabinete de Governo e atual secretário de Cultura, Esporte e Lazer. Confira a lista completa de condecorados clicando AQUI.
Sobre a medalha
A Medalha “Mérito Águia Uno” foi instituída no âmbito pelo Decreto nº 656, de 03 de agosto de 2006. Trata-se da maior honraria da aviação de Segurança Pública do Estado, destinada a agraciar personalidades civis e militares em razão de ações meritórias pelos relevantes serviços prestados no desempenho de missões relacionadas ao Ciopaer.
Enviar comentário