CIOPAER/MT efetua resgate de criança e 3 pessoas ilhada
05 de janeiro de 2020 1min de leitura
05 de janeiro de 2020 1min de leitura
Mato Grosso – Por volta de 15:00 horas do dia 03/01, a tripulação do Águia 03, do Centro Integrado de Operações Aéreas do Mato Grosso, foi acionada por equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para dar apoio em uma ocorrência em que uma criança e 3 pessoas ficaram ilhadas após forte correnteza ter atingido as vítimas que encontravam-se próximo às margens do rio do coxipo do ouro.
Segundo informações de testemunhas o fenômeno conhecido como “cabeça d’água” mudou rapidamente o volume e velocidade do rio, forçando as vítimas a se agarrarem em uma árvore em uma ilha no meio do rio para se salvarem.
Ao chegar no local a tripulação do águia 03 identificou que as vítimas ainda se encontravam-se sob risco da forte correnteza, troncos e lama que desciam pelo rio. Como o local era de difícil acesso, após gerenciamento dos riscos, a tripulação optou pelo emprego do cesto de resgate para retirada das vítimas.
Desse modo, apesar do espaço restrito, do vento forte e da chuva na região, um tripulante pode ser lançando por meio do cesto próximo ao local das vítimas, o mesmo fez a retirada em segurança primeiro de um garoto e um adulto da árvore onde encontravam-se agarrados, após isso o tripulante realizou o embarque das vítimas no cesto de resgate, que foram içados junto com o tripulante para Local seguro.
Após o primeiro resgate, a tripulação voltou para retirada de mais uma vitima adulta do mesmo local onde encontravam-se ilhados .
Uma última vítima estava as margens do rio, onde era inviável o uso do cesto de resgate, então a tripulação do águia pousou em local próximo, adentrou a mata, e após buscas conseguiu resgatar a última vítima em segurança.
Após o salvamento das quatro vítimas a tripulação do águia 03, regressou para base onde permaneceu em condição de pronto emprego.
Veja abaixo algumas imagens do resgate efetuado pelo CIOPAER/MT:
Enviar comentário