CIOPAER/MT completa 15 anos com investimentos, expansão e novas aeronaves
24 de julho de 2021 2min de leitura
24 de julho de 2021 2min de leitura
Mato Grosso – Em 19 de julho de 2006 o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER/MT) era criado, vinculado a então Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), atual Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Desde então, o Ciopaer tornou-se referência em policiamento aerotransportado, por meio de investimentos, de expansão e aquisição de novas aeronaves.
Todas estas conquistas foram relembradas nesta segunda-feira (19.07), durante solenidade de comemoração do aniversário da unidade. O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, relembrou sua primeira experiência com o Ciopaer, quando em 2008 estava na Sesp-MT. De lá para cá, segundo ele, muita coisa mudou.
“Nestes últimos dois anos e meio, o Governo do Estado conseguiu trazer para o CIOPAER/MT três aeronaves chyennes, além do jato e do helicóptero, que chegam este ano. Praticamente é um CIOPAER/MT novo com essas aeronaves, se compararmos com 2008, quando tínhamos apenas um helicóptero e algumas poucas aeronaves”, relembrou Bustamante.
O Ciopaer conta atualmente com uma frota de 10 aeronaves, sendo três helicópteros, modelo AS 350 (Esquilo – Helibrás), e sete aviões, sendo um monomotor modelo Cessna 210, três bimotores Baron e três bimotores chyennes. Destes três chyennes, dois atendem como UTI Aérea, inaugurada no ano passado pelo governador Mauro Mendes.
Ainda estão previstas para serem entregues este ano mais uma aeronave e um helicóptero modelo AS 350 B3, também conhecido como “Esquilo”, que devem ser entregues ao Estado em setembro.
Outra grande conquista da unidade foi a expansão para o município de Sorriso (420 km de Cuiabá). A partir deste hangar, a base descentralizou sua atuação não só nas operações de segurança pública, mas também na fiscalização ambiental na região Norte do estado.
Ainda de acordo com o titular da Sesp-MT, “a unidade não tem como objetivo apenas o combate à criminalidade, mas também se mostrou fundamental com a UTI Aérea que tem salvado vidas, a distribuição de vacinas que tem levado acalento à sociedade e no combate às queimadas e incêndios florestais, junto com o Corpo de Bombeiros”.
Para o coordenador do CIOPAER/MT, coronel PM Juliano Chiroli, o destaque foi para os homens e mulheres que fizeram da unidade o que ela se tornou atualmente. E agradeceu a cada um destes servidores e dos coordenadores anteriores a sua administração.
“Neste períodos grandes foram os avanços na aviação de segurança pública e os serviços prestados pela nossa unidade. Mas nesta oportunidade quero destacar a peça mais importante desta engrenagem, que são os nossos servidores. Nenhum avanço seria possível se não tivéssemos profissionais tão dedicados e comprometidos com a nossa missão”, destacou Chiroli.
Entrega de moedas
Também na solenidade foi realizada a entrega de moedas da unidade a cada uma das pessoas que contribuíram para o fortalecimento do CIOPAER/MT. Foram homenageados os servidores da unidade, além do secretário Alexandre Bustamante, do adjunto de Integração Operacional, coronel PM Victor Fortes, dos comandantes da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis e do Corpo de Bombeiros Militar, Alessandro Borges e o delegado da Polícia Judiciária Civil, Marcos Veloso.
Enviar comentário