Ciopaer/MT apoia PF em apreensão de cerca de 325 kg de cocaína em Cáceres
12 de julho de 2012 2min de leitura
12 de julho de 2012 2min de leitura
Cáceres, MT – O Centro Integrado de Operações Aéreas (Cioapaer) atuou, neste domingo (08.07), em apoio à Polícia Federal, em uma operação que resultou na apreensão de aproximadamente 325 quilos de pasta base de cocaína no município de Cáceres (distante 250 km de Cuiabá).
A droga foi apreendida na Fazenda Aguacerito, cerca de 150 quilômetros de Cáceres, região Centro-sul do Estado. Durante a operação foram presos dois homens, M.A.C, de 55 anos e S.B.M, de 39.
Conforme o delegado da Polícia Federal, Josean Severo, a droga foi localizada aproximadamente 200 metros da pista de pouso da fazenda. Os tabletes estavam embalados em sacos iguais aos que são utilizados para transporte de grãos, em baixo de uma árvore.
De acordo com a Polícia Federal, a apreensão da droga e a prisão dos dois suspeitos foram resultados de um serviço de inteligência e dos trabalhos feitos em campo após denúncia anônima de que a fazenda e toda região tem sido utilizada como pontos de arremessos de entorpecentes.
Segundo Severo, o apoio do Ciopaer foi fundamental para o sucesso da operação. “O apoio do Ciopaer foi essencial para o êxito da operação. Sem ele a gente não conseguiria fazer a apreensão. A gente até tentou por via terrestre, mas a região estava muito alagada”, avaliou.
De acordo com o comandante do Águia 02, major PM Ricardo Tomas da Silva, o Ciopaer tem sido grande parceira da PF em ações de combate ao narcotráfico. Conforme o comandante, foram necessárias duas aeronaves para realizar o trabalho de translado dos policiais, presos e de toda droga apreendida.
“A gente tem recebido bastante denúncias de que a região tem sido utilizada pelos traficantes, com esse modo de operação de arremesso de entorpecente. Por serem locais praticamente inóspitos e de difícil acesso, as chances de entrada de drogas no nosso Estado são grandes”, afirmou o delegado.
Segundo o delegado, os dois homens presos eram funcionários da fazenda mas, no entanto, não confirmou a informação de que a fazenda funcionava como local constante de descarga de entorpecentes oriundos da Bolívia. “As investigações vão continuar. A gente acredita que possa haver mais envolvidos, além de outras fazendas que a gente tem informação que oferecem logística para esses criminosos”, explicou.
Todo o material apreendido (324,980 kg de pasta base de cocaína) e os dois homens detidos foram conduzidos até a sede da Delegacia da Polícia Federal de Cáceres. Segundo a PF, a dupla deverá responder por tráfico de drogas.
De acordo com Severo, a operação também contou com apoio de policiais do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) e da Polícia Militar Ambiental de Cáceres.
Fonte: SESP.
Enviar comentário