Ceará – Segurança de voo e prevenção de acidente aéreo estiveram em pauta na atividade de vistoria de segurança operacional promovida, nos últimos dias 11 e 12, pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER/CE) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, na base de Fortaleza. Participaram como vistoriadores, o coronel aviador José Roberto Mendes da Silva e a primeiro-tenente psicóloga Pollyana Maria Burégio de Andrade Lima, ambos do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) da Força Aérea Brasileira (FAB).

185223699_1096020590910143_3609606090229891909_n (1)

Como parte integrante das atividades de vistoria, foram ministradas palestras de segurança de voo a todo o efetivo da CIOPAER/CE. Os oficiais realizaram a atividade de prevenção com foco nas operações da CIOPAER/CE, visando ao incremento da consciência situacional do efetivo. Dentre os temas abordados, foram destacados os aspectos inerentes ao Crew Resource Management (CRM), um estudo de caso, que foi dado ênfase à cultura organizacional no contexto da aviação.

Outro assunto apresentado nas palestras foi o Relatório de Prevenção (RELPREV), uma ferramenta proativa de segurança de voo prevista no manual de gerenciamento de segurança operacional da Coordenadoria. Essa ferramenta visa identificar os perigos associados à atividade aérea, permitindo a participação de todos os servidores no gerenciamento da segurança da unidade. Após o relato, a CIOPAER/CE aplica uma matriz de gerenciamento de risco e verifica quais são as medidas que poderão ser adotadas.

O coordenador da CIOPAER/CE, o coronel aviador da reserva, Darley Oliveira de Sousa, enfatizou a importância desse momento. “A atividade de prevenção de acidentes aeronáuticos é de fundamental importância para que a CIOPAER/CE  possa desempenhar suas missões. Pelo engajamento do público interno, há um incremento do desempenho da segurança operacional do esquadrão e isso se traduz em maior disponibilidade das aeronaves e em melhor serviço prestado pelos Jangadeiros do Ar à sociedade cearense. Esta é a marca da nossa gestão: prestação de um serviço de excelência, com alto índice de segurança de voo”, destacou.

185347935_1164656420646150_4137706800442498377_n

Excelência no ar

Com 25 anos de atuação nos ares do território cearense, a CIOPAER é a maior unidade de aviação estadual do Norte/Nordeste, sendo considerada a maior operadora de aeronaves biturbina e homologadas para voo por instrumentos entre os órgãos estaduais brasileiros. Ela também é considerado a operadora com serviço aeromédico público mais bem executado do País. São quatro bases fixas, instaladas em Fortaleza, em Juazeiro do Norte, em Sobral e em Quixadá.

A coordenadoria dispõe de dez aeronaves, sendo nove helicópteros (um EC130 B4, dois AS350B2 esquilo, três Airbus EC135 e três EC145) e um avião modelo Cessna 210. Profissionais de segurança pública e da saúde compõem o efetivo da unidade aérea, entre pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e apoio solo, além de 20 profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará.

Além de operações policiais e do aeromédico – que é referência no Brasil – os profissionais da CIOPAER/CE estão habilitados a cumprir ações de prevenção e repressão de crimes nos quatro cantos do Ceará, agindo também em ações de monitoramento de açudes, barragens, florestas, no combate a incêndios, no mapeamento de zonas urbanas para traçar políticas públicas, que contribuam para a diversidade de espécies da fauna e flora nativas, bem como para população que depende do habitat para sobreviver. As missões da tripulação da CIOPAER/CE incluem ainda resgate de vítimas de afogamentos e o salvamento de pessoas em áreas isoladas de difícil acesso.