CIOPAER/CE: Policiais em treinamento evitam afogamento na Praia de Iracema
03 de julho de 2019 2min de leitura
03 de julho de 2019 2min de leitura
Ceará – A iniciativa e agilidade de dois policiais salvaram a vida de uma mulher de 52 anos, de um afogamento na Praia de Iracema, em Fortaleza. O caso aconteceu na segunda-feira (24/06), quando as alunas do Curso Tático Policial Feminino (CTAP/2019) participavam de um treinamento com o grupamento da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará(SSPDS).
Durante a instrução de salvamento aquático e helocasting – exercício em que o agente salta da aeronave no mar – a aluna do Ctap, Jéssica Ingrid de Lima Ribeiro, que é policial civil, avistou uma banhista se afogando e alertou o instrutor.
“Eu estava me dirigindo à praia e percebi uma mulher debaixo da ponte, porque ela levantou a mão. Logo depois ela gritou por socorro. A reação que eu tive no início foi de ser rápida para tomar a iniciativa de ajudá-la.
Mas, fiquei receosa de eu mesma ir tentar salvá-la, tendo um instrutor perto de mim com mais experiência, e assim que eu o acionei, e informei a ele o que estava acontecendo, eu fui saindo do mar e entregando o flutuador. Ele já foi nadando em direção a vítima”, relatou Jéssica.
Imediatamente, o instrutor Cabo PM Diego Ribeiro, interrompeu o treinamento e realizou o salvamento da banhista, resgatando-a para a areia da praia e prestando os primeiros socorros até a chegada do Corpo de Bombeiros. Após a avaliação da equipe de salvamento do CBMCE, a mulher foi liberada e não precisou ser levada para unidade hospitalar.
Treinamento Real
Passada toda a emoção e adrenalina do incidente, as instruções foram retomadas e Jéssica Ingrid pode finalmente avaliar a ocorrência que, felizmente terminou com êxito. “Foi exatamente da maneira que foi ensinado pra gente: o nado de aproximação sem tirar os olhos da vítima e, quando chegou perto, manteve a distância de segurança. Em seguida deu o flutuador e fez o nado de resgate. A adrenalina foi muito alta, uma hora eu fiquei muito ofegante e na expectativa de que desse tudo certo. Ao final, quando tudo deu realmente certo, deu a sensação de dever cumprido e a alegria por ter ajudado a salvar uma pessoa”, declarou a policial civil.
Sobre o CTAP
O Curso Tático Policial Feminino (CTAP/2019) é promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e visa desenvolver a expertise operacional das mulheres que compõem o efetivo feminino da Segurança Pública.
A programação do curso é dinâmica e inclui disciplinas de sobrevivência em regiões inóspitas; tiro de combate; educação física, defesa pessoal, noções de controle de distúrbios civis, técnicas operacionais policiais, atendimento pré-hospitalar, entre outros conhecimentos voltados para a preparação das condições físicas, técnicas e táticas das participantes, para que elas atuem em missões complexas e com elevado nível de dificuldade.
Atualmente, 15 mulheres permanecem no curso, que tem previsão de término para o dia 28 de junho.
Enviar comentário