CEARÁ – Em 07/10/2009, os Oficiais da Polícia Militar do Estado do Paraná, Capitão Sérgio Augusto Ramos e o Tenente Márcio Valim de Souza, concluíram o Curso Prático de Piloto Privado de Helicóptero realizado no Estado do Ceará. O curso ocorreu após uma ação conjunta de cooperação entre os Órgãos de Segurança Pública dos dois Estados, objetivando a formação de pilotos de helicóptero para aplicação em operações Aéreas de Segurança Pública no Estado do Paraná.

ceara2O Curso foi realizado na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) do Estado do Ceará em Fortaleza, a qual integra policiais civis e militares e bombeiros militares. A CIOPAER é uma unidade aérea homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) desde o ano de 2008 para realização de cursos práticos de piloto privado e comercial de helicópteros e vem utilizando para a formação de pilotos, em todas as etapas do curso, aeronaves tipo Esquilo. Os Oficiais ora formados para o Estado do Paraná são os primeiros alunos no Brasil a concluírem um curso de piloto privado de helicóptero com utilização de aeronaves tipo AS 350 B2 Esquilo, curso esse ministrado com ênfase em operações de Segurança Pública e com a duração de cinco meses.

ceara

As primeiras atividades aéreas policiais no Estado do Ceará datam do ano de 1995, vindo então a ser criada a CIOPAER no ano de 2001, tornando-se assim um exemplo de integração dos órgãos de segurança pública, onde Policiais Civis e Militares e Bombeiros Militares desempenham missões operacionais com planejamento e execução integradas. Isso corresponde à quebra de um tabu que persegue as Polícias Brasileiras há anos, a atuação conjunta e ordenada das Polícias Civil e Militar, somando forças e esforços para melhor servir à comunidade. E no Estado do Ceará o resultado desta soma de forças só tem trazido resultados positivos para a segurança pública.

ceara1Hoje o CIOPAER conta com 03 helicópteros tipo AS50 e possui o planejamento de aquisição de mais aeronaves. Conta ainda com um quadro de Pilotos, Tripulantes Operacionais, Mecânicos e Pessoal de apoio-solo formados dentro do mais alto padrão nacional e internacional, além de uma vasta gama de equipamentos de última geração a serem empregados nas mais variadas missões desempenhadas em todo o Estado do Ceará.


Fonte: CIOPAER/CE