Ceará – A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) deu apoio a uma operação da Polícia Federal (PF), com apoio da Marinha do Brasil, contra o crime de contrabando, no domingo (15/12).

Uma embarcação carregada de mercadorias estrangeiras, cuja importação é proibida, foi apreendida, próxima ao Porto de Paracuru, no município da Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). Dentro do barco foram apreendidos remédios e spray pimenta, além de roupas, pneus e outros objetos.

WhatsApp-Image-2019-12-16-at-10.28.01-600x292

Conforme informações divulgadas pela Polícia Federal, o barco foi avistado cerca de 39 milhas náuticas da orla da capital cearense. Assim que foi detectada, aeronaves da Ciopaer/CE e da Polícia Federal fizeram o cerco aéreo, com apoio de uma embarcação da Marinha, por via marítima. A embarcação e carga foram encaminhadas para a alfândega da Receita Federal no Porto do Mucuripe, em Fortaleza. Os produtos apreendidos passaram por inspeção.

“Nós consideramos importante essa atuação em conjunto com a Marinha e a Policia Federal, especificamente no ambiente marítimo. O uso de aeronaves no ambiente marítimo se deve exatamente pelo grau de investimento do Governo do Estado nas aeronaves do Ciopaer/CE. Isso possibilita que tenhamos uma frota moderna e capaz de operações mar a dentro, tendo em vista que nem toda aeronave é autorizada a fazer esse tipo de ação. É importante mantermos nossas tripulações e aeronaves em condições de atuar nessas missões, não só em operações de segurança publica, mas também de busca e salvamento em resgate no ambiente marítimo”, ressalta o tenente-coronel Marcus Costa, relações públicas da Ciopaer/CE.

WhatsApp-Image-2019-12-15-at-15.28.59-600x450

Dois ocupantes da embarcação foram presos em flagrante por crime de contrabando, com penas que podem chegar até dez anos de reclusão. Eles foram conduzidos à sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

A ação policial teve a partição do Grupo de Pronta Intervenção do Núcleo de Polícia Marítima da PF e contou com o apoio de Navio Patrulha da Marinha do Brasil e das aeronaves do Ciopaer da SSPDS/CE e do Comando de Aviação Operacional (CAOP) da PF. O patrulhamento marítimo em conjunto tem por objetivo fortalecer a segurança no litoral cearense, com foco na repressão aos ilícitos em embarcações no mar territorial brasileiro.

cioper e caop