CIOPAER/CE comemora seus 26 anos de atividade
05 de julho de 2021 1min de leitura
05 de julho de 2021 1min de leitura
Ceará – Em 4 de julho de 1995, foi criado o Grupamento de Policiamento Aéreo (GPAer) da Polícia Militar do Ceará. Sediado no antigo aerodrómo do Alto da Balança (SNAA).
A primeira aeronave, de prefixo PT-HLM, foi herdada da Companhia Energética do Ceará (COELCE). Esse helicóptero participou de importantes operações, tais como o acidente aéreo com o voo VASP 168, que se chocou na serra da Aratanha, na cidade de Pacatuba.
Diante da necessidade recorrente de apoio aéreo nas missões complexas de segurança pública que se apresentavam, foi criado o grupamento aéreo com a incorporação da aeronave que pertencia à COELCE.
Em 2001, houve a mudança para Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER/CE), com a junção do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Civil, unindo força e conhecimento dentro das áreas de atuação da segurança pública.
Em 2006, foi criada a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER/CE) com o crescimento da Unidade e mudança de sede para a área operacional do aeroporto internacional Pinto Martins.
Em 2014, tivemos a criação do serviço aeromédico, por intermédio de convênio com a Secretaria de Saúde do Ceará, com uma equipe de médico e enfermeiro 24h. Esse serviço está disponível nas bases Fortaleza e Juazeiro do Norte com aeronaves equipadas como UTI aérea.
Hoje a CIOPAER/CE dispõe de dez aeronaves e quatro bases, com um efetivo especializado de pilotos, operadores aerotáticos, mecânicos, apoio solo e aeromédico. São 26 anos voando para proteger e salvar o cidadão cearense.
Enviar comentário