CIOPAER/CE capacitará seus mecânicos de aeronaves através de Empresa Estratégica de Defesa
09 de agosto de 2021 2min de leitura
09 de agosto de 2021 2min de leitura
Ceará – O Setor de Manutenção Aeronáutica (SMA) da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará visa manter a aeronavegabilidade de suas aeronaves com a excelência necessária para o cumprimento de suas missões, necessitando assim de servidores qualificados e constantemente submetidos a treinamentos específicos na área de manutenção de sua frota.
Dessa forma, faz-se necessário que os mecânicos possuam os treinamentos adequados a fim de atender requisitos regulatórios da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por conta das inspeções de 150 horas que lhes competem.
A Empresa Estratégica de Defesa (EED) – Senai/SC-Palhoça –, que também é escola de aviação civil homologada pela Anac e certificada pelo Ministério da Educação (MEC), será incumbida de ministrar esses treinamentos devido a sua expertise no ensino aeronáutico, com um corpo docente altamente capacitado e com vasta experiência em diversos modelos de aeronaves.
Os cursos, com início em 02/08/21, serão das aeronaves (EC 130, EC 135, EC 145 e AS 350) e seus motores. A contratação foi autorizada e publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará no dia 14 de junho de 2021 na página 56 (nº do documento 60/2021) com supedâneo no Artigo 24, Inciso XIII, da Lei nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993 e suas alterações ulteriores
“Inspirado na famosa frase de Cora Coralina: ‘feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina’. A Ciopaer/CE segue em dois eixos estratégicos: capacitação e multiplicação do conhecimento. Mesmo sendo sabedora que o conhecimento está ao alcance de todos, a atual gestão opera como verdadeiro agente catalisador e facilitador desse processo de aprendizagem, de tal forma que a missão de ‘Voar para Proteger e Salvar’ seja cada vez mais eficiente e eficaz”, pontua o Cel. Av. FAB Darley Sousa, coordenador da Ciopaer/CE.
O instrutor dessa EED, Leonardo Matheus, afirma que:
“O Senai/SC-Palhoça está se tornando referência em treinamentos quanto se trata de Segurança Pública e Forças Armadas. Por se tratar da situação ímpar que ocupa de ser a única, sui generis, Empresa Estratégica de Defesa que possui serviços educacionais, compondo assim a Base Industrial de Defesa (BID). Dessa forma, estamos suportando a Ciopaer/CE para atendimento da sua missão que é executar o policiamento ostensivo, repressivo, de combate a incêndio e de Defesa Civil, pelo processo aerotransportado, em território cearense”, disse.
Indubitavelmente, parcerias como esta visam consolidar a segurança das operações. O caminho certo para a atenuação do fator contribuinte – manutenção de aeronaves – de ocorrências aeronáuticas é o treinamento com profissionais de excelência e notório saber.
Mais informações podem ser obtidas através da página: https://cadastro.sc.senai.br/escola-de-aviacao. O Senai/SC-Palhoça possui, em seu portfólio de treinamentos, mais de 50 cursos diferentes que poderão atender à Aviação de Segurança Pública.
Enviar comentário