Ceará – Com intuito de combater atividades relacionadas à pesca ilegal, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) atuou, na ultima terça-feira (22/06), em uma operação conjunta deflagrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Ministério do Meio Ambiente. O local escolhido foi a Reserva Extrativista Prainha do Canto Verde, localizada na cidade de Beberibe, Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.

Ciopaer-atua-em-conjunto-com-ICMBio-Ibama-e-PF-no-combate-a-pesca-ilegal-no-Ceara-2-768x576

A operação tem por finalidade garantir a proteção de recursos pesqueiros, combate à pesca predatória e fiscalização das embarcações. O trabalho foi iniciado após denúncias. “Com o início do período para a pesca da lagosta, os barcos motorizados entram na unidade e realizam a atividade pesqueira predatória, prejudicando o equilíbrio do meio ambiente e a fonte de renda da comunidade”, detalha o relações-públicas da Ciopaer, capitão PMCE Elton Oliveira.

Em apoio à aeronave da Ciopaer, também foram mobilizados barcos do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal, que realizam buscas na área marítima. Quando a fiscalização se depara com alguma situação suspeita, é feita uma consulta sobre a embarcação para lavratura dos autos de infração. A ação conjunta possibilita a integração e compartilhamento de informações.

Além da Ciopaer, ICMBio e Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participa da operação. As ações contra a pesca ilegal no litoral cearense seguem em andamento. Outras fiscalizações devem acontecer nos próximos dias.

Veja no vídeo abaixo as equipes durante a operação: