Na sexta-feira, 30 de dezembro, por volta das 12hs a tripulação do Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre foi acionada para realizar um transporte aeromédico na zona rural de Rio Branco. Moradores do ramal Caipora, que fica localizado no Km 07 da estrada AC 90 (Transacreana), intervieram por uma jovem de 15 anos grávida que apresentava pressão alta, fortes dores de cabeça e vômito, caracterizando uma gestação de risco.

Há várias horas populares tentavam deslocar a garota pelo ramal em um carro, mas sem sucesso e diante da gravidade dos sintomas, resolveram ligar para o Ciosp, que acionou a aeronave Harpia 01. Em 10 minutos o helicóptero do Estado e sua tripulação preparada para os mais variados tipos de ocorrência, inclusive resgate, estava no local. “Essa ação foi muito importante para assegurar a vida da gestante que precisava urgente de atendimento”, falou o Comandante de aeronave Major Albuquerque. A garota foi encaminhada para a maternidade e deu a luz uma menina saudável.

Um fato curioso foi que enquanto os tripulantes do Ciopaer embarcavam a adolescente, a mãe dela, Maria Raimunda de Oliveira Lima, 43, dizia a família não teria condições de pagar pelo resgate. De imediato a tripulação informou que se tratava de um serviço do Estado e que era dever daqueles homens salvar a filha dela. A senhora agradeceu e o resgate prosseguiu até que a jovem estivesse fora de perigo.

Em 2011 foram atendidas pelo Ciopaer mais de 80 ocorrências de alto risco que, sem outro tipo de alternativa viável para realização, fatalmente resultariam em tragédias. “Em 2012 a população pode contar com a aeronave para atender nos caso mais críticos, pois estamos sempre em aperfeiçoamento para desenvolver nosso trabalho”, informou o mecânico de aeronaves Trolesi.

por Al SGT PM Barbosa Silva.