Acre – Com quatro aeronaves à disposição do Estado do Acre, as atividades do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER/AC) têm se tornado cada vez mais necessárias, principalmente em tempos de pandemia. Sua atuação se refere ao resgate de pessoas, transferência de pacientes, transporte de materiais, medicamentos e doses da vacina contra a Covid-19, além do serviço oficial de apoio a ações da Segurança Pública e Meio Ambiente.

images.jpeg-25

Com a intenção de melhorar a qualidade dos serviços e reforçar as atividades realizadas pela instituição, a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança (Sejusp) divulgou na terça-feira, 13/04, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), a contratação da Escola de Aviação Civil Floripa Flight Training para a prestação de serviços de instrução.

“Os cursos a serem realizados englobam requisitos mínimos para obtenção da licença de piloto comercial de avião e garantem posterior ascensão ao posto de comandante de aeronaves. A contratação do serviço é de grande importância, pois irá ajudar na formação continuada dos nossos profissionais, pilotos de avião, garantindo ao Estado o próprio efetivo dentro do CIOPAER/AC”, destacou Paulo Cézar Rocha dos Santos, titular da Sejusp.

O valor do investimento é de pouco mais de R$ 100 mil, com recursos originários do termo de cooperação celebrado entre a Sejusp e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Serão realizados treinamentos com cursos práticos de multimotores e voos por instrumento, bem como horas de comando na aeronave.

Atualmente, há três pilotos disponíveis na instituição. Um com formação completa e dois que terão a oportunidade de receber capacitação continuada. Com os pilotos próprios qualificados para o desempenho dos serviços, surgem vantagens até para futuras aquisições de aeronaves. “Com esse investimento, poderemos contribuir mais com as necessidades do Estado”, destacou Samir Rogerio Cardoso, coordenador-geral do CIOPAER/AC.