Mato Grosso – A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Janaina Riva (MDB), realizou na manhã de terça-feira (07.05) uma visita oficial ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Mato Grosso, junto ao secretário de estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, para conhecer a estrutura da instituição e suas demandas.

MAURICIO BARBANT / ALMT

MAURICIO BARBANT / ALMT

Durante a visita o comandante da instituição, tenente-coronel Juliano Chirolli, apresentou à parlamentar e ao secretário a proposta de criação de um Fundo de Aviação de Segurança Pública, cujo objetivo é garantir que os recursos oriundos do perdimento judicial de aeronaves usadas para tráfico de drogas, bem como por organizações criminosas sejam revertidos para o melhoramento e equipamento da instituição.

De acordo com o comandante Chirolli, o grupamento aéreo de Mato Grosso nasceu em 1998 e foi fundado pela Polícia Militar apenas com um helicóptero.

Mas foi em 2006, oito anos mais tarde, que o Ciopaer tornou-se um centro integrado de operações aéreas onde atuam em conjunto Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Atualmente o centro conta com 94 pessoas e duas bases de atuação sendo uma na Região Metropolitana de Cuiabá e outra no município de Sorriso.

“Para nós é uma honra ter recebido a presidente da Assembleia Legislativa aqui no Ciopaer por que a deputada Janaina é uma grande parceira da área da Segurança Pública.

E essa visita dela hoje aqui é importante para que ela conheça nossos trabalhos e certifique-se do quão competente a atuante é a equipe do Ciopaer, que nesses últimos anos tem dado uma resposta muito positiva tanto no salvamento, quanto na recuperação de veículos roubados, como ao combate ao tráfico de drogas.

É uma equipe abnegada, que trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana e dá uma resposta à sociedade muito grande em todo o território de Mato Grosso. Essa atuação conjunta e integrada que vimos aqui hoje é nosso ideal de segurança pública.

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

O comandante nos trouxe hoje a proposta de criação de um Fundo de Aviação de Segurança Pública, que vai ajudar muito para os recursos angariados de diversas fontes sejam aplicados na instituição”, explica o secretário Alexandre Bustamante.

Durante a visita o comandante fez uma apresentação detalhada da atuação e estrutura do Ciopaer e agradeceu presença da presidente. “Primeiramente em nome da instituição gostaria de agradecer a visita do secretário e da deputada Janaina Riva.

A gente pode expor a eles toda a atuação da nossa unidade que hoje conta com três helicópteros e 5 aviões e que contribui decisivamente para melhoria da segurança pública do estado.

Essa visita é importante para que eles conheçam também as nossas dificuldades e as autoridades entendendo coma a gente trabalha, conseguimos um respaldo melhor para as nossas ações.

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Hoje pudemos apresentar a proposta de criação de um Fundo de Aviação de Segurança Pública que tenho a certeza que deve nos ajudar muito em termos de estrutura”, explica o comandante.

A presidente encerrou uma visita com um sobrevoo e diz que essa aproximação gerará bons frutos. “Eu saio daqui com uma nova visão acerca do trabalho desenvolvido pelo Ciopaer e de que pela importância dessa atuação, a instituição precisa ser fortalecida.

Eles com certeza salvariam muito mais vidas se tivessem mais estrutura. Hoje eles me trouxeram uma proposta muito interessante de criação de um fundo próprio para que eles possam administrar o seu orçamento e investir na estrutura do Ciopaer, em tecnologia e isso não vai ter custo algum para o governo.

Os recursos viriam de leilões de aeronaves oriundas de perdimento judicial para posteriormente ser suprir as demandas de estrutura. Agora vou trabalhar junto ao governo do estado para que eles enviem essa proposta para a Assembleia Legistiva uma vez que precisa partir deles essa proposta para que não haja vício de iniciativa.

Outro ponto que vamos estudar é um convênio entre o Ciopaer e a Assembleia Legislativa a exemplo do que já fazem o Tribunal Regional do Trabalho, o Tribunal Regional Eleitoral para eles operem os voos da instituição”, finalizou.