Mato Grosso – Na manhã desta segunda-feira (25Abril16) o Conselho de Vôo, formado pelos Pilotos Comandantes de Aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAer foi composta para deliberar entre outras coisas sobre a ascensão profissional do 2º Piloto, Ten Cel PM Flavio Ramalho dos Santos.

O Conselho, por unanimidade, entendeu que o Ten Cel PM Ramalho é apto para o exercício e responsabilidade da função de Piloto Comandante de Aeronave no âmbito do CIOPAer.

mandante

Para ser Piloto Comandante do CIOPAer o profissional passa por rigoroso Curso de Formação de Piloto Privado e Comercial, banca examinadora da Agência Nacional da Aviação Civil – ANAC fins obtenção de Certificado de Habilitação Técnica – CHT, exames médicos fins obtenção de Certificado Médico Aeronáutico – CMA, Curso prático de pilotam, assim como deve conter no mínimo 700 horas de vôo na condição de 2º Piloto, mais 50 horas de vôo na condição de Estagiário.

O Ten Cel PM Ramalho ingressou nas fileiras da Polícia Militar em 01/03/1994, estando nos quadros do CIOPAer desde 18/08/2010 após prestar concurso para seleção de pilotos em 2005.

Sua história na aviação começou em 2006 quando realizou os cursos “Piloto Privado” (PPH) e “Piloto Comercial” (PCH), no Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – GAM, onde funciona a Escola de Aviação Civil da Polícia Militar (EsAv), compondo, assim, a primeira turma de pilotos formados por àquela augusta escola.

A EsAV tem como finalidade regular o ensino aeronáutico dentro da PMERJ, formando pilotos com a necessária capacitação técnico-profissional para execução das missões que envolvem as operações aéreas policiais.