Acre – Vinte profissionais da área da saúde do estado, participaram no último final de semana em Rio Branco, do curso de Transporte Aeromédico, com especialização para o transporte de paciente em estado grave.

As aulas, divididas em práticas e teóricas, foram aplicadas pela equipe do Instituto de Saúde e Ensino de São Paulo, com a participação da tripulação do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER/AC), da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

127136931_4135092883171950_2039483687981780681_o

O treinamento, que reuniu médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, foi ofertado pela empresa Rio Branco Táxi Aéreo em parceria com o Samú.

A equipe de instrutores repassou técnicas de embarque e desembarque com paciente em estado grave, teoria de vôo, noções de aeronáutica e protocolo de transporte de paciente crítico.

Nas aulas práticas foram usados um avião e o helicóptero Hárpia 04. Nele, os participantes realizaram as técnicas para embarcar e desembarcar o paciente.

O diretor do SAMU, médico Pedro Pascoal, disse que com esse treinamento, os profissionais estão capacitados para esse tipo de socorro aeromédico e o estado se alinha com a portaria do Ministério da Saúde, que exige esse tipo de capacitação para quem vai atuar nessa área específica da saúde.