CIOPAer mantém apoio em ações de segurança pública em Lucas do Rio Verde, MT
23 de agosto de 2018 2min de leitura
23 de agosto de 2018 2min de leitura
Mato Grosso – Desde a manhã de segunda-feira (13) o helicóptero do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) têm auxiliado as Polícias Civil e Militar e Guarda Municipal no cumprimento de mandados de busca e apreensão e combate a criminalidade em Lucas do Rio Verde.
Uma pistola foi apreendida e um homem detido por receptação.O tenente Afrânio explicou que o proprietário da arma não foi localizado durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão.
Em relação a receptação, o oficial militar destaca que vários objetos foram encontrados em sua residência. “A pessoa as vezes acha que está levando vantagem e pode acabar tendo que responder criminalmente”, alerta o tenente, citando que ao encontrar produto sem nota fiscal e com preço muito abaixo do praticado no comércio a pessoa deve desconfiar e acionar as forças policiais. Neste sentido, o oficial militar reforça a necessidade de parceria com a sociedade luverdense para denunciar casos ilícitos.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima. Afrânio adianta que o envolvimento da sociedade no combate a criminalidade é o princípio do policiamento comunitário. “Trabalhar junto com a sociedade. Segurança pública é responsabilidade de todos, obrigação do poder público, mas com envolvimento da população”, destaca.
A presença do Ciopaer deverá ser uma constante na região. Desde a implantação do Centro Integrado de Operações Aéreas em Sorriso, os municípios da região norte e médio norte contam com esse aparato para atender situações de emergências.
Formado por militares do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e integrantes da Polícia Civil, o Ciopaer dá sustentação em mandados de busca e apreensão, controle de distúrbios e até queimadas. O comandante do grupamento, tenente coronel Ramalho, elogiou o trabalho das forças de segurança no município e assegurou amparo nas ações que busquem ampliar a segurança da comunidade luverdense. “Pretendemos apoiar as ações desenvolvidas na área de segurança”, reforçou.
Mesmo estando com mais frequência em Lucas do Rio Verde, a aeronave do Ciopaer continua chamando a atenção da população. Prova disso é aproximação que ocorre a cada pouso da aeronave, como aconteceu no pátio da igreja Matriz, nos campos do bairro Rio Verde e Bandeirantes, quando as pessoas foram convidadas a se aproximarem da aeronave e registrar o momento em fotografias compartilhadas nas redes sociais.
“Fizemos segunda-feira (13) cinco pousos e em todos eles, principalmente crianças, se aproximaram da aeronave, tiveram contato com a tripulação, com o equipamento, o que não é frequentemente parte da rotina das pessoas”, reconhece o comandante do Ciopaer, ressaltando que as pessoas podem se aproximar da aeronave após o processo de pouso da aeronave ser concluído. “Afinal de contas é um patrimônio e nós somos servidores públicos e estamos pra atender a todos, combater a criminalidade, mas estar próximo a pessoas de bem”, concluiu.
Fonte: MTagora
Enviar comentário