Cuiabá/MT – Uma aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) deslocou-se, nesta sexta-feira (22.01), para a aldeia Halataikwa, localizada no município de Comodoro. O objetivo é levar um médico e um enfermeiro para realizar o atendimento de uma gestante da etnia Enawene Nawe.

A ajuda humanitária foi autorizada nesta quinta-feira (21.01), pelo secretário de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, durante reunião com o deputado federal, Valtenir Pereira, e representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena.ma aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas

O emprego da aeronave foi necessário devido ao quadro clínico da gestante, apontado no relatório médico e pelo fato da aldeia ser de difícil acesso pelo solo, além da situação de conflito instalada na região de Juína e Brasnorte.

Valtenir Pereira ressaltou que a ação de socorro demonstra o compromisso humano do Governo do Estado. “É importante esse suporte pois vai ajudar a salvar duas vidas: a do bebê e a da mãe”, falou.

Fábio Galindo Silvestre destacou que a Sesp está a disposição para ajudar nesses tipos de situações, dentro da disponibilidade. “Quando não estamos empenhados em ações de segurança pública, a aeronave pode sim ser empenhada em situações humanitárias”, completou o secretário.

Fonte: Agência de Notícias do Mato Grosso.