Mato Grosso – Um avião de pequeno porte (Cessna 210, PT-LXE) carregado com entorpecente foi interceptado e fez pouso forçado na manhã de sexta-feira (3), em uma propriedade rural, há 45 quilômetros da cidade de Santo Antônio do Leverger (35 km de Cuiabá), próximo a uma fazenda.

amp-IMG_6343

Os investigadores da Polícia Federal tinham a informação de que uma aeronave de pequeno porte sairia da Bolívia rumo a Mato Grosso. Assim, a PF entrou em contato com a Polícia Militar, que deslocou um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas do Mato Grosso (Ciopaer) para dar apoio à ação.

Simultaneamente, a Força Aérea Brasileira (FAB) foi avisada e ajudou no monitoramento utilizando aviões modelo Tucano. Eles se aproximaram da aeronave que transportava o entorpecente e foi dada ordem ao piloto para que pousasse imediatamente. O helicóptero do Ciopaer também já estava no espaço aéreo e chegou logo depois que o avião fez o pouso em uma estrada de chão.

CIOPAer e FAB apoiam Polícia Federal na insterceptação de avião transportando drogas

No solo, os PMs cercaram a monomotor, revistaram-no e acharam cerca de 300 kg de pasta base de cocaína guardados em sete malas. Antes da chegada da polícia, eles fugiram para uma região de mata e abandonaram a aeronave. Eles não foram localizados.

O certificado de aeronavegabilidade da aeronave Cessna 210, PT-LXE, estava vencido desde dezembro de 2015, sendo assim não poderia estar sendo utilizada. Ainda não se sabe se ela teria sido roubada pelos criminosos. No RAB consta situação de comunicação de venda/hipoteca.

O entorpecente foi encaminhado para a superintendência da Polícia Federal em Cuiabá. De acordo com o coronel Henrique Santos, do Centro Integrado de Operações Áreas (Ciopaer), o avião saiu da Bolívia e foi interceptado pela Força Área Brasileira (FAB) na região, após entrar em território brasileiro sem autorização.

Fonte: Com informações de Olhar DireitoDiário de Cuiabá, Mídia News e G1.