CIOPAER/CE forma novos operadores aerotáticos
13 de dezembro de 2024 3min de leitura
Ceará – A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer), realizou na tarde de segunda-feira (09) no Hangar da Ciopaer, no Aeroporto de Fortaleza, a solenidade de encerramento do Curso de Operador Aerotático (COAT). O objetivo do curso foi capacitar os servidores para exercerem a função de operador aerotático, conforme a legislação aeronáutica vigente e as previsões constitucionais, voltadas para o atendimento de operações de segurança pública, defesa civil, salvamento e transporte aeromédico.
Ao todo, 16 profissionais da segurança pública concluíram esta capacitação, sendo 09 Policiais Militares do Ceará, 03 Bombeiros Militares do Ceará, 03 Policiais Civis do Ceará e um Agente da Polícia Civil do Amapá.
“Hoje é um dia especial que coroa a meritocracia”, disse o Diretor-Geral da Aesp/CE, Delegado Leonardo Barreto, durante a solenidade. Ele destacou o investimento do Governo do Estado na valorização dos profissionais de segurança pública, por meio do conhecimento. “Esses 16 homens saem hoje fortalecidos pelo poder do conhecimento, que os capacita para proteger e salvar”, afirmou.
Barreto parabenizou os concludentes, que representam a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil do Amapá. “Desejo que utilizem toda a experiência absorvida nesse curso para servir à população, contribuindo para a paz social e a qualidade de vida”, concluiu.
Na ocasião, foi realizada uma demonstração das habilidades adquiridas durante a formação. Inicialmente, o helicóptero Fênix 08 desembarcou quatro deles em uma manobra tática conhecida como “voo pairado”. Essa manobra é utilizada em terrenos restritos ou instáveis, onde o peso da aeronave não seria suportado. Após o desembarque, o coordenador do curso, Major PM Pascoal, apresentou o dispositivo ao diretor-geral da Aesp/CE.
Em seu discurso, o chefe do Serviço de Voos Governamentais da Ciopaer, Coronel PMCE Hélio de Alencar Filho, ressaltou a aquisição de novas aeronaves e o investimento na capacitação de profissionais. “Vocês foram submetidos aos mais diversos treinamentos para executar suas tarefas com competência”, disse, dirigindo-se aos formandos.
Apesar da intensidade do treinamento, Cel Hélio lembrou que “a vida sempre exigirá mais”. “Nenhuma dor ou medo deve poder pará-los. Continuaremos nossa jornada ao ser para isso que fomos treinados: voar para proteger e salvar. Parabéns pela conquista e pela vitória”, finalizou.
O curso, que contou com 380 horas de aulas presenciais, ofereceu uma série de disciplinas essenciais para a formação dos novos operadores. Entre elas, destacam-se: Conhecimento Básico sobre Aeronaves; Segurança Operacional; Teoria Geral de Voo; Regulamentação da Aviação Civil; Armamento e Tiro Defensivo I – Teoria; Armamento e Tiro Defensivo Embarcado em Helicópteros; Prevenção e Combate a Incêndios em Aeronaves; Sobrevivência em Regiões Inóspitas; Zona de Pouso e Operações Aéreas, entre outras disciplinas para garantir que os discentes adquirissem as competências necessárias para atuarem de maneira eficaz e segura em operações aéreas.
Em seu discurso, o orador da turma, 3º Sargento PM Francisco Rafael Rodrigues, destacou os desafios enfrentados e a importância da colaboração durante o treinamento. “Quem diria que de 50 alunos que iniciaram, os 16 concludentes seríamos nós? O curso não é apenas uma etapa profissional, mas uma experiência que molda habilidades, amplia conhecimentos e fortalece o espírito de equipe”, afirmou.
Ao se dirigir aos novos tripulantes, o sargento lembrou a importância do aprendizado contínuo. “É a chave para o sucesso em qualquer missão. Que sejamos exemplos de trabalho em equipe, responsabilidade e integridade, inspirando e conduzindo exemplarmente”, conclamou.
A solenidade contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o Diretor-Geral da Aesp/CE, Delegado Leonardo Barreto; o chefe do Serviço de Voos Governamentais da Ciopaer, Coronel PMCE Hélio de Alencar Filho; o coordenador da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da PCCE, Delegado Antônio José dos Santos Pastor; o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento do CBMCE, Tenente-Coronel BM Daniel Oliveira Landim; o coordenador da Coordenadoria de Gestão Interna do Ensino e Instrução da PMCE, Tenente-Coronel PM Jansen Braga; o Diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp) da Supesp, Tenente-Coronel PM Gonçalo Eduardo Barreto Araújo; o Coordenador do Curso de Operador Aerotático, Major QOPM Pascoal Antônio Apolônio Neto, além de instrutores e familiares.
Enviar comentário