Centro de Operações Aéreas do CBMGO participa de Seminário do SAMU Centro-Sul /Aparecida de Goiânia
06 de março de 2019 1min de leitura
06 de março de 2019 1min de leitura
No dia 28 de fevereiro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG), Campus Aparecida, o III Seminário do Núcleo de Educação de Urgência do SAMU 192 Centro Sul – Aparecida de Goiânia, que abrange 25 municípios do centro sul goiano: Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Edealina, Edeia, Hidrolândia, Indiara, Jandaia, Leopoldo de Bulhões, Mairipotaba, Orizona, Piracanjuba, Pontalina, Professor Jamil, São Miguel do Passo Quatro, Senador Canedo, Silvânia, Varjão, Vinópolis e Vincentinópolis.
O seminário contou com inúmeros palestrantes e teve o objetivo de atualizar e desenvolver o conhecimento técnico-profissional na área de atendimento pré-hospitalar dos participantes. Entre os palestrantes esteve presente o Tenente Coronel BM Carlos Alberto Cardoso Faleiro, Comandante do Centro de Operações Aéreas, que representou o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, ministrando tema atinente ao serviço aéreo da Corporação, que desempenha o trabalho em parceria com o SAMU (Goiânia e Aparecida de Goiânia) e o SIATE da Secretaria Estadual de Saúde.
Na palestra foram elencados assuntos como: características técnicas das aeronaves utilizadas pelo serviço aéreo, orientações para pouso do helicóptero (Bombeiro-01) em ocorrências, embarque e desembarque de vitimas, apoio solo, foi comentado também da futura implantação do serviço aeromédico com o uso do avião (Bombeiro 03) que se dará ainda no mês de março do corrente ano.
Tal integração é de suma importância para o atendimento de toda população do Estado de Goiás, atualmente o CBMGO em parceria com o SAMU e o SIATE tem salvado inúmeras vidas. As instituições envolvidas neste sistema do resgate aéreo acreditam que o treinamento e a informação prestada ao maior número de profissionais envolvidos no sistema de atendimento pré-hospitalar viabiliza o melhor atendimento prestado a comunidade.
Enviar comentário