Centro de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Gioás completa 1.000 horas de voo com o AW119
10 de dezembro de 2014 2min de leitura
10 de dezembro de 2014 2min de leitura
Parece que foi ontem a primeira ocorrência atendida pelo helicóptero BOMBEIRO-01, entretanto estamos falando do dia 06/10/11, quando pela primeira vez o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás foi acionado para o atendimento de uma vitima, neste caso, um acidente automobilístico, utilizando uma ferramenta aérea para este tipo de resgate.
Desde então esta tem sido a rotina operacional do Centro de Operações Aéreas que atendeu até a presente data, 388 missões distribuídas nas áreas de resgate, busca e salvamento, defesa civil, combate a incêndio, além de instruções e ações preventivas inerentes ao serviço bombeiro militar.
Em muitas ocorrências a presença da equipe fez a diferença, porém foi o atendimento realizado no dia 03/09/2014 na cidade de Cristalina-GO, distante 284 km de Goiânia que marcou a importância do helicóptero no resgate aéreo. A tripulação formada pelo Tc Hofmann e Maj Tiago (pilotos), CB Leon (tripulante operacional), Dr. Benjamim (médico) e Ligia (enfermeira), foram acionados para o atendimento de uma recém nascido de 35 semanas que havia bronco aspirado onde depois de algum tempo evoluiu para uma PCR (parada cardiorrespiratória), a criança encontrava-se no Hospital Municipal da cidade, que não oferecia as condições adequadas para a sobrevivência da criança.
Na chegada ao Hospital, o Dr. Benjamim e a Enfermeira Ligia iniciaram o trabalho e conseguiram reverter a PCR e junto com a tripulação do BOMBEIRO-01, trouxeram o bebê para Goiânia, sendo que após algumas semanas a criança estava recuperada e passando bem, graças ao trabalho conjunto de todos os envolvidos neste processo.
Não só devido ao sucesso desta ocorrência mas também de várias outras, que no último dia 27/11/2014 durante uma instrução com o Curso de Salvamento Terrestre/2014 realizado na Academia Bombeiro Militar a aeronave BOMBEIRO-01 completou 1.000 horas voadas em atividades da Corporação, um marco comemorado com muita alegria por todos do Serviço Aéreo que diariamente enfrentam as dificuldades para manter ativo um serviço de grande relevância para a população goiana.
Os integrantes do COA sentem-se orgulhosos em participar desta marca histórica, uma vez que, com profissionalismo, respeito aos limites pessoais e operacionais, limites da máquina e com a aplicação de procedimentos operacionais padrão tem-se desenvolvido as atividades aéreas com competência, profissionalismo e abnegação durante este tempo.
Nos 03 anos de operação o Grupamento teve excelente desempenho operacional, confira:
Confira as fotos:
Fonte: Seção Operacional/COA
Enviar comentário