Entre 09 a 13 de Maio de 2011, foi realizado pelo CENIPA/CAVEx o XI Curso de Gerenciamento da Segurança Operacional voltado para capacitar os profissionais da aviação, dentre eles, os gestores, pilotos, engenheiros, tecnólogos, mecânicos, médicos e psicólogos, a desempenharem atividades relacionadas ao gerenciamento da segurança operacional, em conformidade, com os critérios estabelecidos pela OACI.

Este curso constitui-se em um esforço do CENIPA, que hoje investe na conscientização global de toda a comunidade aeronáutica para a importância da Segurança de Voo. Apresenta-se, antes de simples definição doutrinária, como um dever comum a todos os segmentos envolvidos na atividade aérea.

O curso foi realizado no Comando de Aviação do Exército Brasileiro (CAVEx) e dirigido para seus integrantes, entre Oficiais e Praças dos seus diversos setores e unidades, sendo cordialmente disponibilizado três vagas para a GRPAe/SP, para um total de 40 alunos.

Como integrantes do GRPAe/SP participaram do curso o Cap PMESP Edgard Marcos Gaspar, da BRPAe Piracicaba, 1º Ten PMESP Alex Mena Barreto, da BRPAe Presidente Prudente e 1º Ten PM César Augusto Silva, da Seção de Segurança de Voo.

O curso teve como equipe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento do CENIPA o Ten Cel R/1 Esp Anv Jocelyn Santos dos Reis e SO BMB Rf Luiz Carlos de Paula, como Coordenadores, e Ten Cel Av Rozemildo Vaz Souza e Ten Cel Av Uberacy Marcos Tottoli da Silva, como instrutores.

O curso foi estruturado seguindo os critérios de formato e conteúdo da OACI, e adotado pela ANAC, sendo estruturado com os seguintes assuntos:

– Conceitos Básicos de Segurança Operacional;
– Introdução ao Gerenciamento da Segurança Operacional;
– Perigos;
– Riscos;
– Regulamentação do Gerenciamento da Segurança Operacional;
– Introdução do Gerenciamento da Segurança Operacional;
– Planejamento do Gerenciamento da Segurança Operacional;
– Operação do Gerenciamento da Segurança Operacional, e
– Implementação em fases do Gerenciamento da Segurança Operacional.

Confira as fotos:


Fonte: Piloto Policial.