Depois de investigar uma série de informações, o site HeliHub.com descobriu que o U.S. Custom Border Patrol (CBP) colocou toda a sua frota de MD600 em um depósito no deserto.

Eles estão localizados no famoso AMARC – Aerospace Maintenance And Regeneration Center, gerido pela Força Aérea americana e localizado na cidade de Tucson, Arizona, EUA.

Em 1997, o CBP  encomendou 45 helicóteros MD600, mas acabaram recebendo apenas 11, e foram registrados como N602BP até N611BP, além do N613BP.

Nove deles ainda permanecem constando dos registros da FAA (os registros N609BP e N610BP foram cancelados), e conclui-se que estes tenham sido danificados pois não haveria outro motivo lógico para a remoção de tais aeronaves jovens.

O site HeliHub.com viu as fotos das aeronaves no AMARC, e os inventários obtidos confirmam que dez de onze aeronaves da frota já estão por lá.

As primeiras duas fuselagens – N610BP e N608BP – chegaram em Tucson em 06 de maio de 2010, respectivamente, e as oito aeronaves restantes em 03 de agosto.

Todas as aeronaves já tiveram o tratamento usual do AMARC para garantir a preservação da fuselagem para o caso de precisar ser utilizada no futuro, e todas as janelas cobertas de folha de prata para minimizar o efeito do calor seco do deserto no interior da cabine.

Acreditamos que pelo menos cinco das onze aeronaves foram danificadas em acidentes, que ocorreu da seguinte forma:

– N606BP – danificado 21/Fev/01 em San Diego, Califórnia (relatório do NTSB);
– N608BP – danificado 19/Fev/09 San Onofre, Califórnia (relatório do NTSB);
– N609BP – registro cancelado em Fevereiro de 2008 (registo FAA) – devido a um acidente (não confirmado);
– N610BP – registro cancelado em Fevereiro de 2009 (registo FAA) – devido a um acidente (não confirmado);
– N613BP – danificado 12/Out/09 El Cajon / Gillespie Field, Califórnia (relatório do NTSB).

O site PoliceHelicopterPilot.com realizou um artigo em 2009 sobre o acidente para N613BP em que filmou a aeronave MD600 durante a autorotação e o acidente (veja aqui o filme do acidente), e inferiu que o CBP estava insatisfeito com o desempenho dos MD600 nesta fase do voo, e que buscaram conselhos para a MD Helicópteros.

O relatório do NTSB cita que, no acidente em outubro de 2009, o voo era realizado com um piloto da fábrica MD a bordo e um piloto do CBP a bordo – e o site afirma que o helicóptero estava sendo filmado desde a decolagem devido à preocupação de acidente do CBP. Irônico!

HeliHub.com acredita que o acidente precipitou a decisão do CBP de retirar o MD600 de serviço e deixar as aeronaves disponíveis armazenadas no deserto.


Fonte: Helihub.com