CBP americano armazena toda frota de MD600 no deserto
27 de novembro de 2010 2min de leitura
27 de novembro de 2010 2min de leitura
Depois de investigar uma série de informações, o site HeliHub.com descobriu que o U.S. Custom Border Patrol (CBP) colocou toda a sua frota de MD600 em um depósito no deserto.
Eles estão localizados no famoso AMARC – Aerospace Maintenance And Regeneration Center, gerido pela Força Aérea americana e localizado na cidade de Tucson, Arizona, EUA.
Em 1997, o CBP encomendou 45 helicóteros MD600, mas acabaram recebendo apenas 11, e foram registrados como N602BP até N611BP, além do N613BP.
Nove deles ainda permanecem constando dos registros da FAA (os registros N609BP e N610BP foram cancelados), e conclui-se que estes tenham sido danificados pois não haveria outro motivo lógico para a remoção de tais aeronaves jovens.
O site HeliHub.com viu as fotos das aeronaves no AMARC, e os inventários obtidos confirmam que dez de onze aeronaves da frota já estão por lá.
As primeiras duas fuselagens – N610BP e N608BP – chegaram em Tucson em 06 de maio de 2010, respectivamente, e as oito aeronaves restantes em 03 de agosto.
Todas as aeronaves já tiveram o tratamento usual do AMARC para garantir a preservação da fuselagem para o caso de precisar ser utilizada no futuro, e todas as janelas cobertas de folha de prata para minimizar o efeito do calor seco do deserto no interior da cabine.
Acreditamos que pelo menos cinco das onze aeronaves foram danificadas em acidentes, que ocorreu da seguinte forma:
– N606BP – danificado 21/Fev/01 em San Diego, Califórnia (relatório do NTSB);
– N608BP – danificado 19/Fev/09 San Onofre, Califórnia (relatório do NTSB);
– N609BP – registro cancelado em Fevereiro de 2008 (registo FAA) – devido a um acidente (não confirmado);
– N610BP – registro cancelado em Fevereiro de 2009 (registo FAA) – devido a um acidente (não confirmado);
– N613BP – danificado 12/Out/09 El Cajon / Gillespie Field, Califórnia (relatório do NTSB).
O site PoliceHelicopterPilot.com realizou um artigo em 2009 sobre o acidente para N613BP em que filmou a aeronave MD600 durante a autorotação e o acidente (veja aqui o filme do acidente), e inferiu que o CBP estava insatisfeito com o desempenho dos MD600 nesta fase do voo, e que buscaram conselhos para a MD Helicópteros.
O relatório do NTSB cita que, no acidente em outubro de 2009, o voo era realizado com um piloto da fábrica MD a bordo e um piloto do CBP a bordo – e o site afirma que o helicóptero estava sendo filmado desde a decolagem devido à preocupação de acidente do CBP. Irônico!
HeliHub.com acredita que o acidente precipitou a decisão do CBP de retirar o MD600 de serviço e deixar as aeronaves disponíveis armazenadas no deserto.
Fonte: Helihub.com
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