CBMERJ participa de estágio operacional de voo em Mato Grosso do Sul
23 de março de 2022 2min de leitura
23 de março de 2022 2min de leitura
Rio de Janeiro – O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), em conjunto com o Grupamento de Operações Aéreas (GOA), enviou uma comitiva de oficiais para o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul (CBMMS) para participar do estágio prático de pilotagem de aeronaves de asa fixa. A iniciativa foi viabilizada por meio de um convênio de auxílio mútuo firmado entre as duas corporações.
Para a participação no treinamento foram destacados três pilotos do CBMERJ, que já possuíam as habilitações exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O estágio operacional de voo teve início em março e possui previsão de término no mês de agosto, podendo ser estendido por um prazo maior.
Na atividade inicial, os oficiais fluminenses foram recepcionados e receberam as boas-vindas do comandante. Em seguida, percorreram as dependências do Grupamento de Operações Aéreas do CBMMS e conheceram seus aviões para, logo depois, receberem as primeiras instruções de solo e informações sobre a aeronave modelo Cessna 206H, além de entrarem em contato com os procedimentos de segurança adotados pela instituição, as particularidades das operações aéreas no pantanal mato-grossense e as simulações de práticas de voo que fazem parte da rotina da unidade visitada.
Já no primeiro dia de treinamento foi possível a participação dos pilotos do CBMERJ na condução de uma aeronave durante operação real que transportou uma equipe de veterinários para o município de Bataguassu-MS, situado a 330 km de Campo Grande-MS. A equipe estava empenhada na captura de uma onça-pintada em área urbana.
No decorrer do período de estágio, os militares do CBMERJ vão desempenhar a função de segundo piloto e piloto em comando, conduzindo as aeronaves da corporação mato-grossense nas mais diversas operações, adquirindo, assim, novas experiências que serão empregadas no dia a dia da atuação profissional.
– Sem dúvida, esta interação entre o CBMERJ e o CBMMS será essencial não só para a preparação e o aperfeiçoamento dos pilotos de asa fixa, mas também para promover novas possibilidades de atendimento à população fluminense por meio do modal aéreo, em especial o avião, vetor de grande relevância nas operações dos bombeiros militares em nosso estado – relatou o tenente-coronel Felipe Monteiro, piloto do CBMERJ e integrante do estágio operacional de voo.
Enviar comentário