CBMERJ inicia o Curso de Especialização em Veículos Aéreos não Tripulados
05 de setembro de 2019 1min de leitura
05 de setembro de 2019 1min de leitura
Rio de Janeiro – No dia 26 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupamento de Operações Aéreas (GOA/CBMERJ), deu início ao Curso de Especialização em Veículos Aéreos Não Tripulados – CEVANT/2019, contando com vinte alunos, sendo dezenove bombeiros militares da corporação e um agente federal de segurança institucional do Ministério Público do Trabalho, órgão da União (MPU).
O serviço de operações aéreas não tripuladas do CBMERJ foi iniciado no ano de 2015 visando auxiliar às operações de busca e salvamento da corporação.
O objetivo desse curso é difundir a doutrina em veículos aéreos não tripulados em todo o estado do Rio de Janeiro.
O Curso terá duração de 4 semanas, tendo em seu plano de matérias teoria de voo, segurança de voo, meteorologia e regulamentos. Na parte prática os alunos terão a oportunidade de operar as aeronaves remotamente pilotadas (RPA) da instituição.
O aluno 05, primeiro tenente Kitazawa, do 6° GBM, Nova Friburgo exemplifica claramente a aplicação desse recurso: “A região é cercada por mata e floresta densa onde serviços de busca de pessoas são frequentemente acionados. Paralelo a isso, os incêndios florestais são frequentes e com esses equipamentos um mapeamento da área queimada ou busca poderá ser realizado de forma mais eficiente com baixo custo e menor tempo reposta”.
Ainda na mesma região, outro exemplo importantíssimo é o monitoramento de áreas com risco de escorregamento de encostas, o qual, com a RPA, poderá impactar na mitigação do desastre.
“Estamos preparando os militares do CBMERJ para operarem os RPAs em suas respectivas unidades. O planejamento é a COVANT/GOA coordenar este serviço na corporação e cada unidade ter sua célula através das Subseções de VANT, às SsVANT”, declarou o Ten Cel Felipe Monteiro, Coordenador da COVANT/GOA.
Enviar comentário