CAvPM/SP realiza múltiplos resgates juntamente com apoio das equipes do GBMAR
14 de fevereiro de 2021 2min de leitura
14 de fevereiro de 2021 2min de leitura
O Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo teve um final de semana intenso de apoio ao GBMar, durante a Operação Verão, devido as condições de mar decorrentes de um ressaca que atingiu todo o litoral paulista.
Ocorrência de Salvamento Terrestre
Um casal estava pegando mariscos na encosta da Praia de Itaquitanduva em São Vicente. Em certo momento escorregaram, sendo o homem resgatado para cima de uma pedra por populares e a mulher caiu no mar e não foi mais avistada, sendo seu corpo foi localizado e retirado do mar com o apoio do helicóptero.
O Águia 21 foi acionado para o resgate do indivíduo que sofreu várias escoriações e fraturas, socorrido até o Emissário de Santos e levado à Santa Casa de Santos pela URSA 03 dos bombeiros.
Salvamento Aquatico
Nesta mesma data por volta das 15H20 o Águia foi acionado para apoio ao GBMAR pela praia do Tenório em Ubatuba, onde duas vítimas estavam se afogando.
Com um deslocamento ágil, o Águia chegou até a praia, onde uma das vítimas já havia sido socorrida pelo Guarda Vidas Temporário (GVT) e outra, masculina, estava ainda se afogando pela corrente de retorno, com o mar revolto e ondas podendo chegar a aproximadamente 2 metros de altura em toda a costa do Litoral Norte. De pronto, os Guarda Vidas foram lançados na água, onde acessaram a vítima e solicitaram o apoio do puça devido a distância até a praia, a situação do mar e a fadiga do banhista.
Com extrema perícia foi realizada a “pescaria” de ambos e conduzidos até a areia que, com um grande número de banhistas exigiu muito cuidado para com a segurança de todos. Ja pela areia foram prestados os primeiros atendimentos.
O reembarque dos Guarda Vidas na aeronave também foi um ponto crítico, uma vez que, com a praia cheia, foi necessário realizar esse reembarque em área costeira, manobra de grande risco, acentuado pela situação da maré, que com o profissionalismo dos nossos operadores foi realizada com perfeição.
Mais uma vez o apoio do Águia foi indispensável para a vida da vítima, uma vez que sem esse apoio poderia ter ocorrido o pior, obrigado a todos os envolvidos na ocorrência.
Salvamento Aquatico
Após solicitação do COBOM para salvamento aquático em Canto do Forte – Praia Grande/SP, de um surfista que se encontrava após a zona de arrebentação, sendo arrastado por uma forte correnteza e não conseguia retornar a praia.
Foi realizado sobrevoo no local e encontrado a vítima, com sinais de extrema fadiga e agarrado à prancha solicitando apoio imediato.
Foi realizado o lançamento dos GVs que acessaram a vítima e logo após através da manobra de puça foi levada para faixa de areia onde já se encontrava a URSA-86 para eventuais suportes.
O segundo GV retornou com apoio da moto-aquática (MA-2108), que chegou logo após o salvamento, e também levou a prancha do surfista.
Enviar comentário