CAvPM/SP: Helicóptero Águia realiza transporte de coração de Bauru para ser transplantado em paciente internado em Botucatu
21 de julho de 2020 1min de leitura
21 de julho de 2020 1min de leitura
São Paulo – O helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado na manhã de quarta-feira (15/06) para fazer o transporte de Bauru para Botucatu de um órgão destinado para transplante.
Segundo a Polícia Militar, o coração de um doador de Bauru foi captado no Hospital de Base para ser entregue no Hospital das Clínicas, de Botucatu.
O trajeto até a cidade vizinha durou cerca de 30 minutos. Segundo a PM, este foi o primeiro transporte de órgãos que o Águia de Bauru fez este ano. O HC não informou o estado de saúde da pessoa que recebeu o órgão.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, por conta da pandemia, a doação de órgãos caiu 31% em São Paulo. Até o momento, existem 16.679 pessoas na fila esperando um órgão.
Agilidade é fundamental
O trabalho de captação de múltiplos órgãos envolveu cerca de 20 profissionais do Hospital de Base de Bauru. Os procedimentos ocorreram no centro-cirúrgico do HB.
O coração, captado pela equipe do Hospital das Clínicas de Botucatu, é sempre o primeiro órgão a ser retirado de acordo com sequência estabelecida pelo Sistema Nacional de Transplantes. O motivo é permitir que o implante do coração ocorra dentro de, no máximo, quatro horas.
“A agilidade é importante devido ao tempo de vida do órgão, pois quanto menor o tempo fora do corpo, melhor será a qualidade do órgão para funcionamento no corpo do receptor”, explica Paula Dalsoglio Garcia, coordenadora da comissão de transplantes do HB.
Na sequência foi feita a captação de fígado, cujo tempo máximo de implante é de 12 horas, realizada por equipe de um hospital particular de Sorocaba. Equipe do HB captaram rins e córneas. Esses órgãos, com a conservação adequada, dispõem de maior tolerância antes de um transplante.
Enviar comentário