São Paulo – O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo informa que um incêndio em cobertura vegetal atingiu a região conhecida como “Pico da Pedra da Mina”, que é oficialmente a quarta montanha mais alta do Brasil, e a mais alta do estado de São Paulo, com 2798 metros de altitude. Esta montanha localiza-se na Serra Fina, uma seção da serra da Mantiqueira, por sua vez uma das cadeias de montanhas mais importantes do país. A Pedra da Mina situa-se na divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo.

Oc 01

O fogo iniciou-se em território mineiro e, no início da manhã, atingiu o território paulista. Desta forma, o Corpo de Bombeiros iniciou uma Operação de combate às chamas, com a instalação de um Posto de Comando na cidade de Cruzeiro, no campo da Faculdade de Educação Física. A partir de lá, bombeiros estão sendo transportados no helicóptero Águia até a região do incêndio. O acesso por terra só é possível a partir do território mineiro e leva cerca de dois dias de caminhada.

Os bombeiros que combatem as chamas no Pico da Pedra da Mina permanecerão no local durante a noite até serem substituídos pela manhã, com a chegada de um efetivo de 40 bombeiros militares que continuarão as ações durante o sábado. Devido ao aumento do efetivo envolvido na Operação, o Comando de Aviação da Polícia Militar alocou dois helicópteros em tempo integral para apoio ao Corpo de Bombeiros.

No domingo (19/07), o Ministério da Defesa iniciou o apoio à operação com o envio de helicópteros da Marinha e Exército, e um avião C-130 Hércules, equipado com o sistema de combate a incêndio “Modular Airborne Fire Fighting System” (MAFFS).

Águia 32 – Leonardo AW109SP Grand New

A missão de combate ao incêndio em cobertura vegetal na região conhecida como “Pico da Pedra da Mina” marcou a primeira missão operacional do helicóptero Águia 32 – Leonardo AW109SP Grand New com sua nova pintura.

serradamatiquira13-560x420

Veja abaixo o vídeo das equipes do Corpo de Bombeiros e do helicóptero Águia em ação: