CAv/PMESP: Helicóptero Águia leva coração de Jaú para transplante em Botucatu/SP
21 de maio de 2019 1min de leitura
21 de maio de 2019 1min de leitura
São Paulo – Em uma ação coordenada, que envolveu equipes médicas de duas cidades e policiais militares, o Helicóptero Águia da PM transportou na tarde de sexta-feira (17/05) coração de um doador de Jaú (47 quilômetros de Bauru) para ser transplantado em um paciente que aguardava o órgão no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).
Acondicionado em uma caixa térmica, o coração foi levado de carro por uma equipe médica da Santa Casa de Jaú, onde foi feita a captação do órgão, até a sede do 27.º Batalhão de Polícia Militar do Interior (27.º BPM-I). De lá, ele seguiu no Helicóptero Águia da PM até Botucatu.
A família do doador não autorizou a Santa Casa a divulgar informações sobre o procedimento. Por meio da assessoria de imprensa, o HC de Botucatu disse que este é o primeiro transplante de coração realizado na unidade e que, até o início da noite, a cirurgia estava em andamento.
Conforme divulgado pelo JC, em outubro do ano passado, o HC de Botucatu recebeu autorização do Ministério da Saúde para realizar transplantes cardíacos.
“Essa habilitação é um passo muito importante para o HC, resultado de um trabalho de equipes multidisciplinares e profissionais capacitados que se dedicaram muito para a realização desses processos de alta complexidade em nosso Hospital”, declarou em nota o hospital na ocasião.
Enviar comentário