São Paulo – O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) – Francine Maia França, administrado pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), realizou, no final do mês de março, um treinamento especializado com foco na padronização de pousos e na segurança operacional em situações de resgate aéreo.

A capacitação teve como objetivo aprimorar a resposta a emergências na região, especialmente em ocorrências que exigem atendimento hospitalar de urgência, como deslizamentos, desmoronamentos e acidentes aéreos.

Imagem: Instituto Sócrates Guanaes (ISG)

O treinamento, conduzido pelo Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, foi realizado no heliponto do HRLN e contou com a participação das equipes de emergência, lideranças e bombeiros da unidade. A atividade foi dividida em dois módulos: teórico e prático, com a participação do helicóptero Águia 33, modelo Airbus H135.

Thiago de Paula da Silva do Nascimento, coordenador do pronto-socorro da unidade, destacou a relevância da preparação e da parceria com as instituições envolvidas para garantir a segurança no atendimento em situações de calamidade pública.

Ele ressaltou a experiência positiva durante a transferência de pacientes após a tragédia de fevereiro de 2023, em São Sebastião, quando 52 pacientes graves foram transportados de helicóptero para o hospital. “O atendimento foi realizado sem nenhum incidente”, afirmou.

Cristiane Sanchez Morine, coordenadora do Núcleo de Educação Continuada e Permanente (NEPP), reforçou que a unidade mantém uma forte ênfase em metodologias ativas e treinamentos contínuos, fundamentais para garantir a qualidade e a segurança no atendimento à população. “Nosso lema é claro: ‘formando gente para cuidar e salvar vidas’. Isso se reflete diretamente na segurança e eficiência do nosso trabalho”, completou.

O evento contou com a participação de mais de 30 profissionais, com destaque para a colaboração da equipe da Polícia Militar, representada pela capitã médica PM Fabiana Maria Ajjar, pelo capitão PM Tarik Teixeira (líder), pelo capitão PM Fábio Mattos Ragazzi e pelo 1º sargento PM Márcio Augusto da Costa, cujas contribuições foram fundamentais para o sucesso do treinamento.