São Paulo – A Polícia Militar do Estado de São Paulo celebrou no dia 18/04 a conclusão do Curso de Comandante de Operações Aéreas, da Turma 23, marcando a chegada de oito novos oficiais pilotos, entre eles três mulheres, prontos para integrar a prestigiada equipe dos Águias, do Comando de Aviação da PM. Esta formação visa preparar os profissionais com conhecimentos teóricos e práticos, preparando-os para operações policiais em helicópteros com segurança e eficiência.

Foto: CAvPM/PMESP

Foto: CAvPM/PMESP

A formação dos novos pilotos foi dividida em três fases distintas. A primeira fase concentrou-se na preparação teórica, fornecendo uma base sólida de conhecimento em áreas como navegação aérea, meteorologia, teoria de voo, conhecimentos técnicos e regulamentos aéreos. Este embasamento foi essencial para que todos os participantes fossem aprovados nas bancas da ANAC para Piloto Privado e Piloto Comercial de Helicóptero.

Na segunda fase, os novos pilotos tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em um ambiente prático, realizando 35 horas de voo. Ao final desta etapa, após um rigoroso exame de proficiência, conquistaram a habilitação em helicópteros monomotores convencionais.

A terceira e última fase foi dedicada ao Curso de Comandante de Operações, onde os pilotos foram expostos a novos conhecimentos teóricos e habilidades específicas para a atividade policial. Temas como Gerenciamento de Recursos Corporativos, Técnica de Policiamento Aéreo, Segurança de Voo, Primeiros Socorros, Tiro Policial na Aviação de Segurança Pública, Prevenção e Combate a Incêndios, Habilidades Aquáticas, Sobrevivência em Meio Líquido, Sobrevivência na Selva e Equipamentos Operacionais foram ministrados para preparar os pilotos para uma variedade de situações que podem enfrentar em suas missões.

Além disso, nesta fase, os participantes passaram por treinamento específico no modelo AS350 – “Esquilo”, adaptando-se ao helicóptero utilizado pela Polícia Militar.

Ao concluírem o curso, os novos oficiais estão prontos para assumir as funções de co-piloto e comandante de operações aéreas, seja atuando em operações aéreas de segurança pública ou de defesa civil.

O preparo exemplar dos novos pilotos assegura a contínua excelência do serviço prestado pela unidade aérea da Polícia Militar de São Paulo, reforçando o compromisso inabalável da corporação com a segurança e o bem-estar da população.