Casal em Stand Up Paddle a deriva é resgatado pelo GRAer/BA
27 de outubro de 2014 1min de leitura
27 de outubro de 2014 1min de leitura
No dia 18/10/2014, um belo sábado de sol na capital Baiana que poderia ter se transformado em tragédia para um casal de jovens.
A praia do Porto da Barra é uma linda piscina natural e extremamente convidativa a prática de esportes náuticos e marítimos, a exemplo do Stand Up Paddle que vem ganhando um número expressivo de praticantes.
O casal, composto pelo Sr Claudinei Mendes Reis Silva e pela Srª Érika Santana Barbosa, alugou uma prancha de Stand Up Paddle. Eles iniciaram a sua diversão e algum tempo depois, passaram a correr perigo.
Então, o GRAER (Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia) foi acionado através da CENTEL (Central de Telecomunicações) para o resgate de um casal a deriva num caiaque.
O Guardião 05 decolou (às 14h25) para a missão, chegando ao local, iniciou as buscas, visualizou o casal na prancha muito afastado da praia e já sem remar, por consequência do cansaço, ventos fortes e correntes marítimas.
Apenas a mulher estava usando colete. Conforme Procedimento Operacional Padrão do GRAER, foi realizado o lançamento do Sgt PM Evandro (Homem SAR) ao mar e com o uso do “Sling”, primeiramente, a extração da mulher, que com a técnica do McGuire foi deixada no platô atrás do Farol da Barra. Em seguida, foi à vez da outra vítima. A prancha do Stand Up Paddle foi abandonada no mar.
As vítimas foram recebidas por uma dupla de Policiais Militares que estava de serviço naquele local, sendo conduzidas para o posto médico instalado no Farol da Barra.
A missão foi cumprida pela tripulação composta pelo Cap PM Aragão (Comandante de aeronaves), Maj PM César Ricardo (Oficial de Operações Aéreas) e dos Sgt PM Ricardo e Evandro (Tripulantes Operacionais).
Fonte: GRAer/BA
Enviar comentário