bahia1O Carnaval/2015 será lembrado pelos 30 anos da Axé Music, movimento musical da Bahia que proporciona alegria para baianos e turistas, tanto no nosso estado quanto nas micaretas “fora de época” em todo o Brasil. Resgatando grandes cantores e sucessos musicais até hoje lembrados.

Para os principais responsáveis em proporcionar a segurança desta festa, pelo efetivo empregado, pela quantidade de recursos utilizados e por ser sua atividade fim, os Policiais Militares, também comemoraram os 190 anos da Centenária Milícia de Bravos, a Polícia Militar da Bahia, no dia 17/02/2015 (terça-feira de carnaval).

bahia

A Operação Carnaval da PMBA é considerada a maior movimentação de tropa e equipamentos em tempo de paz e o GRAER (Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia) atuou diuturnamente durante todo o período momesco.

Tanto da Base Guardião (sede do GRAER), quanto da Base Avançada de Ondina (circuito do carnaval – campus da UFBA). Inserido no contexto e reduzindo o tempo resposta para as ocorrências relativas aos festejos.

bahia4Houve o emprego de aviões e helicópteros, numa complementação das missões específicas da unidade aérea, permitindo um maior espectro de atendimento de ocorrências de alta complexidade com uma excelente coordenação, otimização e gerenciamento dos recursos disponíveis.

Com o avião Superximango AMT200-SO realizou-se patrulhamento preventivo no litoral e nas principais rodovias que dão acesso a Salvador, face ao aumento de embarcações próximas as praias e de veículos chegando ou saindo da nossa capital.

Com os helicópteros (Esquilos – AS 350 B2) foram realizados patrulhamentos litorâneos, específicos para banhistas e “jet ski” (prevenção de afogamentos e acidentes aquáticos), vias de acesso aos circuitos do carnaval, as estações de transbordo e os Circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, durante o dia. Na fase noturna era suprimido o radiopatrulhamento aéreo das praias.

Com o uso do farol de busca, o impacto psicológico era potencializado e maximizada a sensação de segurança dos policiais militares em solo.

A imagem mostra o apoio aéreo durante uma abordagem policial dos Alunos Oficiais da APM em Ondina, região de praia atrás dos hotéis na orla marítima.

bahia5

O planejamento operacional do GRAER para o carnaval não restringiu o emprego do vetor aéreo apenas ao policiamento preventivo, mas nortearam as ações conforme as demandas dos carnavais anteriores.

Na sexta feira 13/02, foi dado o apoio aeromédico a uma vítima presa nas ferragens, motorista de um caminhão betoneira que perdeu o controle e chocou-se contra um barranco de areia no canteiro de obras do metrô.

bahia8Missão integrada entre Corpo de Bombeiros, SAMU e GRAER. A vítima foi conduzida pelo Guardião 01 (PR-DPM) para o Hospital do Subúrbio em estado grave.

Na era da “Selfie”, fomos agraciados com uma do Maj BM José Alberto quando brincava o carnaval com sua família no Pelourinho (vide helicóptero acima da cabeça da filha dele).

O PR-IPM (Guardião 08) – Grand Caravan, aeronave de asa fixa ficou com as seguintes missões: transporte de tropa, transporte de autoridades e transporte inter-hospitalar (aeromédico), em virtude do carnaval acontecer em outras cidades da Bahia, muito distantes de Salvador, tais como Porto Seguro, Barreiras etc.

No dia do aniversário da PMBA (17 de fevereiro ), o Guardião 08 decolou com destino a Petrolina – PE para missão aeromédica. Transporte inter-hospitalar de um senhor vítima de infarto agudo do miocárdio que estava na cidade de Juazeiro – BA para ser conduzida até Salvador.

bahia6

Na quarta-feira de cinzas existe o já tradicional “arrastão” (circuito Barra/Ondina) estendendo a festa do Rei Momo até às 13:00 horas, aproximadamente.

Cumprida a missão de policiamento do arrastão, os policiais e bombeiros de serviço deslocam em passo acelerado (corridão) até o camarote da PMBA para participação na “Tradicional Feijoada do Choque”, momento que toda a tropa confraterniza e comemora o sucesso da Operação Carnaval, repondo as energias com um delicioso feijão.

bahia7Neste ano com a presença do Exmº Sr Governador do Estado Rui Costa que fez um pronunciamento ao efetivo de serviço ratificando a valorização permanente aos policiais, bem como o apoio a todas as ações legais dos agentes da Secretaria de Segurança Pública, ressaltando que o “Estado da Bahia não ficará de joelhos para o crime organizado!”

Concluiu sua fala parabenizando os Policiais Militares, Civis e os Bombeiros Militares pelo excelente serviço prestado no Carnaval 2015. Acompanhando o Governador estavam o Secretário de Segurança Pública, o Comandante Geral da PMBA e outras autoridades.