Capitão do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina apresenta monografia sobre Padronização do Serviço de Aeronaves Remotamente Pilotadas
21 de setembro de 2017 2min de leitura
21 de setembro de 2017 2min de leitura
Santa Catarina – No dia 11 de setembro, o Capitão BM Atila Medeiros Sarte do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina apresentou sua monografia sobre Padronização do Serviço de Aeronaves Remotamente Pilotadas no CBMSC e obteve o grau de Especialista em Gestão Pública com Ênfase à Atividade Bombeiro Militar.
O oficial foi orientado pelo Dr. Francisco Henrique Oliveira e coorientado pelo Coronel BM Alexandre Corrêa Dutra e obteve nota máxima em seu trabalho. Tendo como tema as aeronaves remotamente pilotadas (RPA), Sarte desenvolveu um estudo técnico-científico sobre as potenciais aplicações e benefícios do RPA no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, hierarquizando e sistematizando as variáveis envolvidas no processo.
Sarte aborda em seu trabalho que “as possibilidades de utilização das RPAs no CBSMC são diversas, sendo que, em praticamente todas as atividades desenvolvidas pela Corporação, as RPAs podem, de alguma forma, auxiliar direta ou indiretamente na execução do atendimento ou no gerenciamento das ocorrências.”
Outra abordagem sobre o emprego desse equipamento, Sarte diz que “a tecnologia das aeronaves remotamente pilotadas não deve ser encarada como uma tecnologia disruptiva, isto é, aquela que chega para substituir outra existente, pois não é esse o objetivo do uso de RPA nas atividades de Bombeiro, em virtude de suas limitações, e, sim, a atuação conjunta, de forma a complementar a atividade aérea tripulada da Corporação.”
Para a elaboração desse trabalho o Capitão Sarte obteve ajuda e apoio de diversas pessoas e descreveu no Agradecimento de sua monografia todo o caminho que teve que percorrer. Foram muitas horas de estudo e dedicação para a produção desse relevante trabalho sobre RPAs e agora compartilha seu estudo como todos.
No dia 15 de setembro, o Capitão BM Sarte participou do Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública e falou sobre as aplicações das aeronaves remotamente pilotadas nas atividades de bombeiro e defesa civil, abordando as experiências do CBMSC com relação ao uso desses equipamentos.
Clique e leia o trabalho:
Enviar comentário