Capitão da PM de Alagoas apresenta trabalho científico sobre aviação de segurança pública
17 de agosto de 2019 1min de leitura
17 de agosto de 2019 1min de leitura
Alagoas – No dia 15 de agosto foram apresentados os trabalhos científicos por conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, em Maceió/AL.
O Capitão da PM do Estado de Alagoas, Daniel Almeida Santos apresentou em seu trabalho de conclusão de curso com o tema O Acionamento do Policiamento Aéreo pelas Equipes Policiais no Estado de Alagoas.
Com o trabalho apresentado foi constatado que tropa possui satisfatório conhecimento a cerca do serviço policial aéreo e a divulgação que CAESP vem realizando, por meio de palestras e instruções, vem surtindo efeito.
Os resultados obtidos mostram que um dos motivos para o não acionamento do helicóptero seria uma certa “burocracia”, sendo necessário estabelecer uma periodicidade de instruções para desmistificar o acionamento da aeronave..
A normatização através da criação do Procedimento Operacional Padrão (POP) e a inserção na malha curricular dos cursos de formação e de aperfeiçoamento da doutrina do Policiamento Aéreo também contribuem para uma melhor interação terra/ar.
Para o COPOM seriam necessárias palestras e instruções aos seus radioperadores para que possam identificar as ocorrências passiveis de apoio aéreo e assim interliga-las ao policiamento aéreo.
Em Alagoas, o desenvolvimento das operações aéreas é de responsabilidade da Chefia Especial Aérea da Secretaria de Segurança Pública (CAESP), que atua de forma integrada com as forças de segurança do Estado, com a missão de diminuir a criminalidade e apoiar
as ações de Defesa Civil e de atendimento pré-hospitalar.
O referido oficial da PMAL que é natural de Aracaju/SE, Aspirante da Polícia Militar de Alagoas turma 2005, frequentou o Curso de Piloto Privado e Piloto Comercial de Helicóptero na escola Aeronáutica, na cidade de Ipeúna/SP no ano de 2017.
Enviar comentário