Câmara do Deputados realiza sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública
28 de junho de 2018 3min de leitura
28 de junho de 2018 3min de leitura
Distrito Federal – Em homenagem ao Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública, a Câmara dos Deputados realizou no dia 25/06/2018 (segunda-feira), sessão solene requerida pelo deputado Izalci Lucas (PSDB-DF).
Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ressaltou que a aviação de segurança pública tem uma destacada atuação na proteção do patrimônio, no combate ao crime organizado, no monitoramento de incêndios e no salvamento de vidas.
Segundo ele, a utilização de aeronaves na atividade da polícia vem experimentando constante expansão, “principalmente a partir das iniciativas federais de incentivar o seu desenvolvimento. Afinal de contas, há muitas situações em que somente as aeronaves podem ocorrer com a rapidez necessária; outras em que somente elas podem fornecer aos policiais todas as informações essenciais a uma determinada ação”.
Na ocasião, o deputado Izalci Lucas expressou sua homenagem e gratidão aos profissionais do ar. “A aviação de segurança pública das forças do Distrito Federal e do Brasil merece toda a nossa reverência pelo trabalho de excelência que desempenha hoje, bem como aqueles que acreditaram e lutaram pela construção e manutenção dessa tão importante força”, disse.
No encerramento da sessão solene, o deputado Izalci Lucas demonstrou seu compromisso com a problemática de legislação do segmento, sendo proposto a realização de uma audiência pública para debater o tema como forma de propor soluções em busca da segurança jurídica da atividade e de seus operadores.
Testemunho
Durante a solenidade, Paulo Roberto da Silva, assessor parlamentar do gabinete do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), representou as vítimas já socorridas por uma equipe de helicóptero. Há oito anos, ele sofreu um acidente com queda de nove metros de altura, com fratura exposta na perna esquerda e explosão do osso do calcâneo do pé direito.
Em seu depoimento, ele agradeceu à equipe que o resgatou e os comparou com anjos da guarda. “Os meus heróis, como os anjos, voam de verdade em helicóptero na cor branca e vermelha, usam macacões laranja, têm no peito um brevê. Eles atuam 24 horas por dia, de domingo a domingo, em qualquer tipo de terreno, clima ou situação e atendem pelo número 193”.
Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública
O Dia da Aviação de Segurança Pública foi instituído pelo Decreto 20 de junho de 2007, publicado no Diário Oficial da União nº 118 de 21 de junho de 2007, e é comemorado em dia 29 de Junho. A data conceitual refere-se ao dia em que se comemora São Pedro, padroeiro do Estado do Rio Grande do Sul.
A sessão solene contou com representantes da Aviação de Segurança Pública das Polícias Militares, Corpo de Bombeiros Militares, Polícias Civis de 22 Estados, bem como integrantes da aviação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional.
Para engrandecer a data, cinco aeronaves efetuaram pouso defronte ao Congreso Nacional representando assim toda a Aviação de Segurança Pública do Brasil.
Assista a integra da sessão solene realizada no Congresso Nacional:
Ascom Agência Câmara Notícias.
Enviar comentário