California Highway Patrol – CHP Air Operations – Visão Geral – Parte 1
27 de maio de 2013 4min de leitura
27 de maio de 2013 4min de leitura
EXCLUSIVO PILOTO POLICIAL
Conheça um pouco da unidade aérea da California Highway Patrol, os “CHiPs” dos lendários Jon Baker e Frank Poncherello, na Califórnia/EUA.
A California Highway Patrol (CHP) é um departamento de polícia estadual da Califórnia, que tem jurisdição sobre as rodovias do estado e também atua como policia estadual, pois em 1995, a CHP fundiu-se com a Califórnia State Police (CSP).
Apesar de inicialmente estranha a nós brasileiros, a CHP é mundialmente famosa por ter sido inspiradora do seriado “ChiPs”, com os lendários Jon Baker e Frank Poncherello.
Além de suas atribuições de patrulhamento, a CHP também realiza outros tipos de missões, incluindo segurança física de instalações e locais sensíveis (como a sede do governo estadual, instalações nucleares e a ponte Bay Bridge) e a segurança pessoal da alta cúpula da administração do estado, como Governador, juízes e outros dignitários.
A CHP também trabalha em parceria com os departamentos de polícias locais, provendo auxílio em investigações, patrulhamento e outros trabalhos conjuntos. Apesar de sua missão principal ser relacionada com as rodovias, o departamento possuiu plena competência e autoridade para exercer seu “poder de polícia” em qualquer lugar do estado da Califórnia.
A CHP é subdividida territorialmente em 8 divisões, e sua sede fica na cidade de Sacramento, capital do estado da Califórnia/EUA.
Atualmente, a CHP é o maior departamento de polícia estadual dos Estados Unidos, com 11.300 funcionários, sendo desses mais de 7.800 Officers (policiais uniformizados).
Apenas como curiosidade, a CHP possui uma frota de mais de 2.500 viaturas de patrulhamento e 361 motocicletas, sendo mais de 1.900 desses veículos dotados de câmeras, que segundo estudo aumentam a segurança do patrulheiro, auxilia a produção de prova processual e reduz o número de reclamações e queixas.
A CHP teve um orçamento previsto para o ano fiscal de 2011-2012 de cerca de 1,9 bilhões de dólares.
Outra característica interessante, é que a CHP é responsável em todo o estado pelo atendimento e despacho de todas as ligações 911 (emergência) provenientes de aparelhos celulares, realizando cerca de 7,3 milhões de atendimentos 911 e mais 8.500 prisões por crimes graves (“felony”) no ano de 2010.
Guardadas todas as proporções, a CHP é um departamento de polícia que mais se assemelha a estrutura de segurança pública brasileira, que é baseada em polícias estaduais.
CHP Air Operations Program
Como não poderia deixar de ser, a unidade aérea da CHP (Office of Air Operations) é proporcional ao seu tamanho e estrutura.
A CHP começou seu programa de aviação em 1960 com a utilização de aeronaves de asa fixa utilizadas para patrulhamento das estradas e áreas rurais. Já operou helicópteros BO-105, MD500, Jet Ranger, entre outros.
Atualmente, o departamento possui uma frota total de 30 aeronaves, que incluí 15 aeronaves de asa fixa (14 Cessna T206H e 1 Cessna 182) e 15 helicópteros (11 Eurocopter AS350B3, 1 AS350B2, 2 Bell 206L4 e 1 OH-58A).
A frota de helicópteros da CHP foi renovada em meados de 2000/2001, sendo adquiridas novas aeronaves AS350B3, sendo que algumas aeronaves desse modelo já atingiram mais de 13.000 horas de voo, sendo uma das mais voadas no mundo no modelo B3.
A CHP AOP tem um orçamento anual que varia entre 10 e 12 milhões de dólares anuais, e no ano de 2009 teve os seguintes resultados operacionais:
a) 23.185 horas de voo:
– 12.641 horas de voo em aviões
– 10.544 horas de voo de helicópteros
b) 16.109 missões realizadas;
c) 5.510 missões de busca e salvamento;
d) 408 missões aeromédicas;
e) Participou no apoio de 1.381 prisões;
f) 55 vidas salvas.
O departamento possui sua frota distribuída em oito bases destacadas, cada uma designada para uma divisão territorial. As bases são subordinadas (“direct management”) às Divisões territoriais, enquanto que o departamento (Office of Air Unit) tem a responsabilidade de coordenar (“program coordination”) as bases.
Todas as bases possuem aeronaves de asa fixa e helicópteros e tem como característica o perfil multimissão, que incluem: patrulhamento, apoio e suporte as equipes em terra, salvamento terrestre e aquático e resgate aeromédico, entre outras.
As aeronaves, tanto de asa fixa quanto de helicópteros, são tripuladas nos moldes americanos, somente por dois tripulantes: Piloto e Flight Officer.
A formação e treinamento dos pilotos de asa fixa e helicóptero são completamente diferenciados e eles não são autorizados a operarem ambos os equipamentos, mesmo que habilitados. Por exemplo, caso um piloto de asa fixa queira tornar-se piloto de helicóptero, necessariamente deixará de voar operacionalmente as aeronaves de asa fixa e vice-versa.
Leia também:
Texto e Fotos: Alex Mena Barreto para o site Piloto Policial.
Enviar comentário