Cães de resgate de SC são enviados para buscas em Mariana (MG)
16 de novembro de 2015 1min de leitura
16 de novembro de 2015 1min de leitura
Dois cães labradores dos Bombeiros Militares de Santa Catarina embarcaram na manhã desta terça-feira (10) para Mariana (MG), atingida pelo rompimento de uma barragem na última quinta-feira (5). Os animais vão auxiliar nas buscas por vítimas do desastre.
O Corpo de Bombeiros ainda busca por 24 pessoas que estão desaparecidas – 11 funcionários da Samarco e 13 moradores de Bento Rodrigues, sendo cinco crianças. Três mortes foram confirmadas.
O avião dos bombeiros decolou às 9h30 em Navegantes, no Litoral Norte catarinense, com os animais Ice e Arcanjo, que são treinados para esse tipo de resgate.
Os sargentos Amorim, de Itajaí, e cabo Leonardo, de Blumenau, treinadores dos cães, acompanham a operação.
Os bombeiros de Santa Catarina possuem um centro de treinamento referência em cães de resgate, na cidade de Xanxerê. São cinco cães certificados internacionalmente para esse tipo de operação, e caso haja necessidade, outros serão enviados, informaram os bombeiros.
De acordo com os bombeiros, essa é uma maneira de retribuir a ajuda do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que em 2008 enviou equipes para atuar na enchente que atingiu o estado, especialmente o Vale do Itajaí.
Não foi estipulado um prazo para o retorno dos animais e treinadores a Santa Catarina.
Fonte: G1/SC
Enviar comentário