Por volta das 1500h do dia 13 de abril a Base de Radiopatrulha aérea de São José do Rio Preto foi acionada para apoio ao 13º Grupamento de Bombeiros em ocorrência de queda de guindaste e desestabilização da estrutura nas obras do Shopping Iguatemi Rio Preto. Dois operários que se encontravam trabalhando na fixação de parafusos estruturais nas vigas da estrutura ficaram isolados.

Operários esperam para ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros (Foto: Reprodução / TV Tem)

Segundo informações, Ricardo de Oliveira Lopes e José Bento Sobrinho trabalhavam na fixação de parafusos estruturais que uniam vigas quando, após desestabilização do solo, o guindaste que carregava peças e ferramentas tombou e colidiu com a viga na qual eles estavam, sem causar-lhes ferimentos, mas impedindo seu retorno e colocando-os em perigo, pois, segundo o engenheiro da obra, havia grande risco de queda da estrutura, o que impedia, também, que as equipes do Corpo de Bombeiros que estavam no local de atuar, pois não havia qualquer caminho para acessar as vítimas.

Diante dos fatos, a tripulação preparou todos os equipamentos (cesto, corda e bolsa de salvamento para o caso de utilização de técnica de Mc Guire). Após sobrevoo no local afim de verificar qual tipo de operação mais adequada para o caso em específico, uma vez que havia diversos fatores de risco envolvidos, tais como vento (por ser uma região descampada), equipamentos da obra (guindastes), vergalhões das vigas, bem como as condições das vítimas, foi definido em briefing todos os procedimentos que seriam adotados em cada uma das possíveis técnicas utilizadas, ficando claro dentro da tripulação o que seria feito em cada momento, bem como a função de cada um.

Após alguns minutos o homem SAR, embarcado no cesto, conseguiu acessar as vítimas e colocar uma delas no cesto. Devido à movimentação do cesto foi necessário reposicionar a aeronave para embarque da segunda vítima, que muito mais nervosa, hesitava em retirar sua ancoragem da viga, o que trazia bastante perigo a operação. Com tranquilidade o homem SAR conseguiu convencê-la e embarca-la no cesto.

Houve deslocamento até a área escolhida para preparação da operação e desembarque das vítimas onde as ambulâncias e viaturas de resgate aguardavam para dar o primeiro atendimento às vítimas. Segundo informações do Dr. Renan, médico da USA 01 da Rodovia Transbrasiliana, que realizou os primeiros socorros, as vítimas não sofreram nenhum tipo ferimento, porém estavam em estado de choque, sendo necessário medicá-las e ficarem em observação.

Confira as fotos:

Confira o vídeo – Facebook BRPAe SJRP:


Veja aqui o vídeo da reportagem do salvamento – G1