BRPAe de Piracicaba realiza salvamento com uso de cesto
10 de janeiro de 2011 2min de leitura
10 de janeiro de 2011 2min de leitura
Um ato inconsequente de um garçom de 28 anos, no final da tarde de quarta-feira (05/01), mobilizou pelo menos 30 policiais militares e bombeiros, oito viaturas e o helicóptero Águia, num salvamento no rio Piracicaba.
Maurício Nunes Dias, morador no bairro Nazareth 2, é garçom aos finais de semana e resolveu fazer graça no rio, apesar da forte correnteza, da cheia e da orientação de populares para que evitasse a “brincadeira”. Durante uma hora e meia, ele deu bastante trabalho ao resgate e virou atração para cerca de 80 pessoas, que usavam os celulares para registrar a cena.
A advogada Áurea Regina Longo, 50, passeava pela avenida Beira-Rio com um casal de amigos de Santo André (SP), quando observou o rapaz pulando da pedra para o rio, de um lado a outro, até perder o controle, ser arrastado e conseguir se segurar na mata da ilha. “Dizíamos a ele que voltasse, mas ele continuava brincando e, por sorte, conseguiu parar na ilha. As pessoas chamaram o Corpo de Bombeiros”, contou ela. Na opinião do segurança João Celestino, 46, o rapaz foi muito imprudente. “Mobilizou essa quantidade de policiais, deveria ser acusado por perturbação do sossego público.”
Tarefa
Foi a primeira vez que o Águia fez um resgate em Piracicaba em cinco meses de atuação na cidade. O garçom aguardava a chegada do helicóptero de braços cruzados, numa das ilhas próximas ao salto. Os policiais sobrevoaram a ilhota e desceram até o homem, usando o cesto de salvamento. Ele foi içado e levado até o Engenho Central, onde recebeu primeiros-socorros da unidade de resgate dos Bombeiros e foi levado ao pronto-socorro da Vila Sônia.
Irresponsabilidade
Já dentro da unidade de resgate, o garçom contou que esta tinha sido a primeira vez que corria risco no rio em 20 anos, resposta comum de quem pensa que é mais forte que a natureza e pode enfrentá-la sem consequências.
De acordo com o tenente Garcia, do Corpo de Bombeiros, a atitude de Dias não serve como exemplo. “É preciso consciência que se coloca em risco a própria vida e a de outras pessoas. Desta vez, ele teve sorte.”
Não só ele, como os quatro bombeiros escalados para saltar no rio para salvá-lo. A forte correnteza, mesmo para quem é treinado, estava bastante complicada. “Graças ao apoio do Águia, o problema foi solucionado de forma exemplar, garantindo a segurança de todos”, disse o tenente.
Confira o vídeo do salvamento:
Fonte: Cosmo – UOL
Enviar comentário