Brigada Militar usou helicóptero nas buscas de bando que explodiu bancos em Gramado Xavier
03 de agosto de 2017 2min de leitura
03 de agosto de 2017 2min de leitura
Rio Grande do Sul – Um helicóptero do Batalhão de Aviação da Brigada Militar reforçou as buscas aos criminosos que atacaram agências bancárias e outros estabelecimentos na madrugada do último sábado (29), em Gramado Xavier.
O cerco da Brigada Militar do Vale do Rio Pardo se concentrou em Barros Cassal, desde essa segunda, onde cinco criminosos foram vistos por moradores. A equipe do helicóptero utilizou o imageador aéreo FLIR na buscas, pois ele é capaz de identificar fontes de calor e permite encontrar pessoas no meio do mato.
De acordo com o comandante Regional da Brigada Militar do Vale do Rio Pardo, Valmir José dos Reis, trata-se de um perfil de ocorrência que precisa ter uma persistência nas buscas. “Não conseguindo liquidar a ocorrência em um primeiro momento é preciso lançar informação para que cada cidadão seja um policial em potencial que ajude a polícia,” diz.
Conforme o capitão 0)afael Menezes, da Brigada Militar, 30 viaturas foram deslocadas para a região. O policiamento aéreo reforça as buscas no município, que fica a cerca de 30 quilômetros de onde ocorreram os assaltos, após dois agricultores terem visto homens armados em diferentes localidades.
Na manhã desta terça-feira, 1º, um grupo tentou carona com um caminhoneiro. Eles ainda estavam com roupas camufladas, exatamente como no assalto. Em Passo das Tropas, cinco criminosos foram vistos, com armas longas e mochilas, às 14 horas dessa segunda-feira, 31. Um dos homens foi identificado pelo agricultor, que relatou a movimentação à polícia. Também no local foi encontrada uma residência abandonada. A suspeita é de que os bandidos tenham se abrigado ali.
O capitão do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Cristiano Cuozzo Marconatto, afirma que foram mobilizados os três batalhões da região. “Estabelecemos um perímetro e estamos trabalhando com viaturas e cachorros, procurando nos matos”, comentou. Além deste efetivo, o Batalhão Rodoviário da BM auxilia impedindo que os criminosos possam fugir pela rodovia.
Conforme Marconatto, o fim das buscas não está previsto. “Enquanto tivermos uma pista, tivermos a certeza que estão aqui, não vamos arredar o pé do terreno”, completou
Ainda no domingo (30), havia sido revelado pelo delegado do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), João Paulo de Abreu, que os criminosos seriam experientes neste tipo de ação. As investigações apontam para um grande planejamento por parte dos criminosos, além de disponibilidade de recursos, como explosivos e armamento.
Qualquer suspeita, sobre pessoas novas no município, fato que chame a atenção ou movimentação estranha, deve ser informada à Polícia Civil imediatamente. Os moradores podem ligar para o número 190, ou no Disque Denúncia, pelo telefone 0800 5102828
Confira o vídeo:
Fonte: Gaz.
Imagens: Letícia Mendes/Gazeta do Sul.
Fotos: Bruno Pedry.
Enviar comentário