Paraná – No período de 15 a 24 de abril, três pilotos e coordenadores de operações aéreas do BPMOA, participaram de treinamento com o instrutor de voo, Maj PMDF Ximendes, sobre entrada inadvertida em condições meteorológicas de voo por instrumentos (IMC).

No-período-de-15-a-24-de-abril-três-pilotos-e-coordenadores-de-operações-aéreas-do-BPMOA-participaram-de-treinamento-com-o-instrutor-de…-Instagram (1)

 

O ingresso neste tipo de voo pode ser uma das condições mais demandantes, desorientadoras e perigosas que um piloto pode experimentar. A tentativa de voar visual em condições marginais é uma das situações que tem feito inúmeras vítimas na operação de helicópteros. Cabe tão somente ao piloto esta decisão crucial para adequar seu comportamento e conseguir administrar a situação.

Os três pilotos do BPMOA, durante o treinamento, voaram por mais de 10h cada em situações simuladas de voo IMC, ou seja, navegando e corrigindo as atitudes da maquina sem olhar para fora, somente orientados em parâmetros da aeronave e dos intrumentos, a fim de aprimorarem suas decisões e atitudes para melhor administrarem uma possível situação inadvertida de voo por instrumentos em decorrência de degradação meteorológica.

O instrutor, Maj PMDF Ximendes , possui larga experiência nessa modalidade de treinamento, já tendo instruído diversas forças policiais de aviação no Brasil.

Deste modo, com esse treinamento, que faz parte do Plano de Treinamento Operacional e da formação dos futuros comandantes que ja operam no Projeto Falcão, poderão aumentar a consciência situacional nessas condições problemáticas, bem como tomar decisões mais rápidas e mais assertivas, contribuindo para o aumento da segurança de voo nas atividades desempenhadas pelo BPMOA.